Brasília Amapá |
Manaus

Veja lista dos assassinatos que chocaram Manaus no primeiro mês do ano

Compartilhe

Manaus – O ano de 2022 começou com sangue sendo derramado na capital amazonense. O mês de janeiro foi marcado por mais de 30 homicídios brutais em diversas zonas da cidade. Nesta matéria, o Portal CM7 Brasil destaca, com imagens exclusivas, os 10 casos que mais repercutiram e deixaram rastros de violência e medo para a população.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), no mesmo período do ano passado, foram registrados 51 casos de homicídios e mais de 800 durante o ano inteiro em Manaus.

Uma viatura da Polícia Civil foi alvo de um ataque criminoso na frente do Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, localizado na avenida Paraíba, no bairro São Francisco, zona Sul. O caso aconteceu na quinta-feira, dia 6 de janeiro. Uma policial civil foi gravemente ferida durante a ação dos bandidos.

A viatura que levava três detentos para uma audiência de custódia no Poder Judiciário: Patrick Reis de Sena,  de 28 anos, um dos participantes do massacre no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em janeiro de 2017; Matheus Danilo Barros Dias, o “Percata”, de 24 anos, suspeito de ser mandante de várias mortes em Iranduba; e  Antônio Marlon Silva dos Santos, de 48. ‘Percata’e Antônio morreram no ataque.

Na noite do dia 13 de janeiro, uma quinta-feira, um crime macabro chocou a cidade de Manaus. Um homem, identificado apenas como ‘Soldado Kaio’, que supostamente teria envolvimento com o tráfico de drogas, foi esquartejado por rivais de facção. O corpo dele ainda não foi encontrado.

De acordo com informações preliminares, Kaio era membro do Comando Vermelho (CV) e foi sequestrado por membros da Revolucionários do Amazonas (RDA), facção recém nascida no estado. O crime pode ter sido uma vingança pela morte do detento André Fontes, que seria membro da RDA,  no presídio de Manaus.

3 – Dono de cervejaria morto com dez tiros

O empresário Raniel Rico Abreu, de 38 anos, foi alvejado com dez disparos de arma de fogo na madrugada do dia 15 de janeiro. O homicídio ocorreu na saída da Cervejaria SA onde ele era proprietário, na rua 26 de agosto, bairro Riacho Doce, zona norte.

De acordo com informações de testemunhas um homem ainda não identificado chegou no local do evento atirando na vítima, que tentou desarmar e se defender do criminoso no momento do ataque.

4 – Homem executado ao lado da esposa

Um casal, em um carro modelo S10, foi alvejado a tiros nas proximidades do Shopping Via Norte, localizado na Avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, no bairro Monte das Oliveiras, na zona Norte. O crime aconteceu na tarde de terça-feira, dia 18 de janeiro.

De acordo com informações preliminares, o casal estava trafegando normalmente na via quando foi surpreendido com tiros vindo em sua direção, disparados por um motoqueiro. O motorista morreu a caminho do hospital e sua companheira ficou gravemente ferida. Até o momento, a motivação do crime ainda é um mistério.

5 – Jovem fuzilado no Santo Agostinho

No dia 24 de janeiro, um entregador de drogaria Lucas Michael Oliveira Nery, de 24 anos, foi assassinado em uma rua do bairro Santo Agostinho, Zona Oeste.

A vítima estaria andando em via pública quando foi surpreendido por pistoleiros. De acordo com informações de testemunhas, duas rajadas de disparo de armas de fogo, foram ouvidas.

6 – ‘André Esquisito’ joga última partida

Destaque no futebol amador de Manaus, André Santos Carneiro, de 35 anos, foi assassinado com disparos de arma de fogo após partida de futebol em uma quadra na rua 12, do bairro Alvorada, zona Centro- Oeste. O crime aconteceu na noite de quarta-feira, dia 27 de janeiro.

De acordo com a polícia, a vítima fugiu ao perceber os assassinos, mas foi atingido. Segundo testemunhas, mesmo baleado, ele ainda correu cerca de 100 metros. Ferido, André foi alcançado e baleado, novamente, pelos assassinos. Populares o socorreram para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias. No hospital, ele não resistiu aos ferimentos e morreu.

7 – Jovem manda matar o próprio avô

De acordo com o Delegacia de Homicídios e Sequestros, a jovem, Thayssa Ramos Costa, de 19 anos, é neta do sargento, e planejou a morte do próprio avó, com a ajuda do namorado, Alexandre Borges de Oliveira, de 20 anos. No dia 26 de janeiro, Thayssa foi presa no bairro Coroado e Alexandre se apresentou na unidade especializada. Nas redes sociais, a jovem se dizia abalada com a morte do avô e os familiares jamais desconfiavam dela.

Segundo a polícia, a neta da vítima queria roubar R$30 mil do seu avó, no entanto, os matadores de aluguel atingiram o sargento com dois disparos de arma de fogo, que foi a óbito. O crime ocorreu no sábado, 22 de janeiro, no bairro Coroado, na zona leste.

8 – Chefão da facção RDA morre em confronto

Franciney Amorim dos Santos, de 45 anos, morreu durante uma troca de tiros com os policiais da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (ROCAM). Franciney, que também era conhecido como vulgo ‘Ney Pitbull’, seria líder da facção Revolucionários do Amazonas (RDA). O caso aconteceu na noite de quinta-feira, dia 27 de janeiro, em uma invasão localizada nas proximidades da avenida Arquiteto José Henrique, no bairro Santa Etelvina, na zona Norte.

Dois membros da facção estariam armados com fuzis e revólveres calibre 38. Foi quando os policiais da ROCAM revidaram o ataque e ‘Ney’ acabou baleado, junto a um ‘soldado’ dele. Ambos foram socorridos para o Serviço de Pronto Atendimento do Galiléa (SPA), mas ‘Ney Pitbul’ não resistiu aos ferimentos e morreu. Além de líder da RDA, ele também seria braço direito do narcotraficante João Pinto Carioca, o ‘João Branco’ da Cartel do Norte (CDN).

9 – Tentativa de chacina: dois mortos e três feridos

No final do mês, dia 29, Natanael Rabelo de Oliveira, de 16 anos, e um homem não identificado morreram em uma tentativa de chacina que deixou outras três pessoas feridas, na comunidade Parque São Pedro, bairro Tarumã, zona Oeste.

De acordo com informações repassadas por testemunhas, pistoleiros em um carro modelo Fox, cor vermelha, chegaram ao local e começaram um tiroteio. Os disparos atingiram cinco pessoas ao todo, sendo a maioria da mesma família.

10 – Facção espalha corpo esquartejado na cidade

E no último dia do mês de janeiro (31), um corpo do sexo masculino, que segue sem identificação, foi encontrado esquartejado e jogado dentro de um saco de lixo, minutos antes de ser triturado pelo caminhão de limpeza pública de Manaus. Os trabalhadores recolheram o corpo na Comunidade do Céu e notaram o cadáver durante a rota que faziam no bairro Centro.

Neste primeiro saco, foram encontrados os membros inferiores como pernas e coxas. Inclusive, o homem estava usando uma tornozeleira eletrônica, ou seja, era detento do semiaberto e a maior hipótese é de que o mesmo foi morto por traficantes. Poucas horas depois, mais dois sacos com outros membros do homem foram encontrados. Desta vez, na Praça da Bandeira Branca, no bairro Aparecida, na mesma zona. O Instituto Médico Legal (IML) removeu as partes do corpo.

De acordo com a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) todos estes casos foram acompanhados pela Polícia Civil (PC) e, alguns dos crimes, já foram solucionados.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7