Brasília Amapá |
Manaus

Relatório sobre facções criminosas nos presídios do AM será encaminhado ao ministro Sérgio Moro

Compartilhe

Informações sobre a presença de facções criminosas e o risco de fugas de detentos nas unidades prisionais de Manaus, além de mais investimentos no sistema carcerário do Amazonas, serão incluídas no relatório que será encaminhado na próxima semana ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

O órgão é vinculado ao ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado pelo ministro Sérgio Moro.

As informações foram coletadas nesta sexta-feira (31) durante visita de inspeção aos presídios de Manaus, realizada por parlamentares que integram a Comissão Externa da Câmara dos Deputados para analisar do sistema carcerário do Amazonas.

A inspeção foi realizada pelos deputados Delegado Pablo Oliva (AM), Capitão Alberto Neto (AM), Coronel Tadeu Lemos (SP), Capitão Augusto Rosa (SP) e Capitão Wagner Gomes (CE).

Eles inspecionaram as instalações do Compaj, CDPM e IPAT, onde no último domingo e segunda-feira ocorreram as mortes de 55 detentos. O relatório da visita ficará pronto na segunda-feira e encaminhado no mesmo dia ao ministério da Justiça.

O objetivo é oferecer informações sobre o aumento do poder de facções criminosas dentro e fora dos presídios do Amazonas, que resultam na entrada de armas e drogas no Brasil.

O deputado Delegado Pablo disse que a ameaça de rebeliões e fugas nos presídios de Manaus está controlada, no entanto a presença de facções é um problema a ser analisado pelos governos do Amazonas e Federal. “O Amazonas precisa de mais segurança. Nosso povo não aguenta mais andar com medo nas ruas. Temos que unir esforços para resolver o problema”, afirmou Pablo.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7