Polícia troca tir0s com garimpeiros no meio da rua em Humaitá: “o bagulho tá doido”; veja vídeos
Amazonas – O caos se instaurou na pacata cidade de Humaitá, interior do Amazonas, nesta quarta-feira (21), após uma operação da Polícia Federal que culminou na destruição de dragas utilizadas em atividades ilegais de garimpo na região. O que era para ser uma ação de fiscalização transformou-se em um cenário de guerra, com garimpeiros enfrentando as forças de segurança em pleno centro do município.
Veja vídeo:
Por volta das 14h30, os primeiros confrontos foram registrados quando policiais federais tentavam atracar suas embarcações em um porto da cidade. Os garimpeiros, enfurecidos pela destruição de seus equipamentos, retaliaram atacando os agentes com rojões, dando início a um confronto que rapidamente se espalhou pelas ruas de Humaitá. Em resposta ao ataque, a Polícia Militar foi acionada para conter a situação, mas a tensão só aumentou.
Imagens registradas pela Rede Amazônica mostram a gravidade dos conflitos, com garimpeiros lançando rojões contra os policiais na praça central do município, enquanto os agentes se protegiam com escudos e bloqueavam as vias próximas para evitar que a situação fugisse ainda mais do controle. No meio do tumulto, moradores desesperados tentavam fugir da linha de confronto, e comerciantes locais, temendo danos, começaram a retirar mesas e cadeiras de bares e lanchonetes.
O cenário de desordem seguiu até o início da noite, com a cidade de Humaitá em estado de alerta. A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) emitiu uma nota informando que acompanha a situação e que o efetivo da Polícia Militar, em conjunto com os agentes da Delegacia Interativa de Polícia Civil (DIP) do município, está atuando para restabelecer a ordem e garantir a segurança dos cidadãos.