Manaus – A equipe da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru, sob o comando do delegado Rodrigo Torres, com o apoio logístico de policiais civis do Departamento de Polícia do Interior (DPI), policiais militares e oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) lotados em Manacapuru, deflagrou no lugar, na noite de quinta-feira (6/6), ação policial que resultou na apreensão de 19 quilos de oxi, encontrados em uma mala no interior de uma embarcação que passava pela Vila do Jacaré, zona rural daquele município, distante 68 quilômetros em linha reta da capital.

De acordo com Rodrigo Torres, a equipe da DIP de Manacapuru foi acionada por policiais civis que atuam no Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc). Na ocasião, foram informados sobre um ataque a um barco que vinha do município de Tefé, distante 523 quilômetros em linha reta da capital, com destino à capital.

“Ao passar pelos municípios de Anamã e Anori, distantes, respectivamente, 165 e 195 quilômetros em linha reta de Manaus, o barco foi abordado por pessoas em uma lancha de pequeno porte. Na ocasião, dois homens e uma mulher desceram do barco e entraram na lancha, cada um portando uma mala, e em seguida foram embora. Alguns minutos depois, a mesma lancha retornou em direção ao barco. Os ocupantes estavam armados e haviam esquecido uma mala com substâncias entorpecentes”, explicou o delegado.

O titular da DIP de Manacapuru informou que os funcionários do barco não pararam para que os ocupantes da lancha pudessem entrar novamente e eles começaram a efetuar disparos de arma de fogo em direção à embarcação. Na ocasião, um jovem de 18 anos foi atingido. Torres disse que após tomar conhecimento desta situação, por meio da equipe do Denarc, a DIP de Manacapuru pediu reforços ao DPI e contou com o apoio de policiais militares e oficiais do CBMAM para garantir a segurança dos passageiros e tripulantes da embarcação.

“Por volta das 22h40, localizamos o barco no momento em que ele passava pela Vila do Jacaré e conseguimos encontrar a mala contendo aproximadamente 19 quilos de oxi. A vítima dos disparos foi imobilizada pelos bombeiros, com apoio de profissionais de Enfermagem que estavam no barco. O jovem foi conduzido em uma lancha da Polícia Civil até o hospital de Manacapuru. Policiais militares escoltaram o barco até a sede do município. A droga apreendida foi levada para a delegacia, onde foram realizados os procedimentos cabíveis”, concluiu o delegado.