Brasília Amapá |
Manaus

PF descobre vazamento de questões do PSC na Universidade Federal do Amazonas por servidores

Compartilhe

Um servidor com mais de 20 anos de carreira na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi indiciado pela Polícia Federal (PF) na investigação sobre o vazamento das questões do Processo Seletivo Contínuo (PSC 2016) da Ufam. Além do servidor, mais uma pessoa foi indiciada, mas a PF não divulgou o nome dos envolvidos. De acordo com a Polícia Federal, o inquérito, que foi finalizado em julho deste ano, será encaminhado à Justiça Federal e ao Ministério Público Federal (MPF).

121724_697x437_crop_57a298d353b47Os responsáveis pela ação criminosa poderão pegar pena de dois a seis anos de reclusão além de multa, conforme informou a PF. No caso do servidor, segundo a Polícia Federal, a pena pode ter aumento de um terço, em razão da condição de funcionário público.

As investigações do vazamento de questões da prova do PSC 2016 da Ufam foram iniciadas em novembro de 2015, após as provas do PSC terem sido suspensas, no dia 29 de novembro, um dia antes do exame, devido às suspeitas de fraude.

De acordo com o inquérito policial federal, os responsáveis pelo vazamento de questões do PSC tiveram acesso ao caderno de prova impresso, após editoração e impressão do exame que seria aplicado em novembro do ano passado.

As duas pessoas foram indiciadas pela prática do crime de fraude em concurso público, previsto no Artigo 311-A do Código Penal, “Utilizar ou divulgar, indevidamente, com o fim de beneficiar a si ou a outrem, ou de comprometer a credibilidade do certame, conteúdo sigiloso de: […] III – processo seletivo para ingresso no Ensino Superior”.

Em fevereiro deste ano, a PF informou ter identificado seis envolvidos no vazamento. Dois mandados de busca e apreensão e quatro conduções coercitivas também foram cumpridos na ocasião como parte das investigações. Conforme a Polícia Federal, as demais pessoas ouvidas no inquérito não tiveram participação com o crime investigado.

No total, 66.896 estudantes participariam das três etapas do processo, que foi remarcado para o dia 28 de fevereiro.

Sigilo

A Ufam informou, através de nota, que, até esta data, a Polícia Federal continua realizando as investigações, as quais tramitam em sigilo e que somente emitirá parecer quando comunicada oficialmente.

A Ufam informa, ainda, que, para iniciar um processo de sindicância, é necessário apresentar nomes e suficientes evidências de culpabilidade, o que será fornecido pela PF quando as investigações forem concluídas.

Sobre a matéria ‘Sem resposta sobre fraudes, Ufam inscreve para novo PSC’, publicada nesta quarta-feira, a Ufam esclarece que, ao contrário do que foi noticiado, a alteração do cronograma de início das aulas não teve como causa o adiamento das provas do PSC 2016.

As inscrições para o PSC 2017 terminam no dia 22 deste mês. O PSC é realizado em três etapas para os estudantes do Ensino Médio do Amazonas.

Matéria do D24 http://new.d24am.com/noticias/amazonas/indicia-servidor-universidade-federal-amazonaspor-vazar-questoes/156351


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7