Brasília Amapá |
Manaus

Ouça depoimento do garoto que matou a mãe, o irmão e feriu o pai por causa do celular

Compartilhe

Brasil –  Trechos do depoimento do adolescente de 13 anos que matou mãe e irmão e feriu gravemente o pai no interior da Paraíba vazaram em aplicativos de mensagens na última segunda. O Juiz Bruno Medrado, da Vara da Infância de Patos, confirmou que o material, com pouco mais de seis minutos de duração, foi divulgado por meio de redes sociais após ser encaminhado por engano pelo delegado responsável pelo caso, Renato Leite, que teria enviado erroneamente o conteúdo para uma outra pessoa através de um aplicativo de mensagens.

“Houve uma falha. O próprio delegado ficou surpreso e reconheceu o erro. O Juiz Bruno Medrado ressaltou que receber e propagar áudios com informações de processo sigiloso, como o caso do adolescente, também pode ser considerado crime, ferindo, inclusive, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A Polícia Civil informou que vai abrir um inquérito para investigar o vazamento do áudio”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil da Paraíba, André Rabelo.

No áudio, ele narra como foram os minutos antes de cometer o crime, praticado no último sábado, na cidade de Patos, a 308 quilômetros de João Pessoa, quando o jovem pegou a arma que o pai guardava em casa, atirou e matou a própria mãe e o irmão, de apenas sete anos, além de atingir o pai, um policial militar, que ficou com o projetil preso na coluna, e segue internado em estado grave no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.

O delegado Renato Leite contou que a ação foi motivada por uma discussão sobre notas baixas que o jovem estaria tirando na escola. Além disso, ele também queria continuar a jogar online e, conforme disse em depoimento, se sentiu “pressionado” por cobranças tanto para estudar quanto para cumprir com suas tarefas domésticas.

“Estava tirando notas baixas porque em casa só queria saber de estar jogando esse jogo. O menino, quando era cobrado pra arrumar uma cama ou então enxugar uma louça, disse ele que se sentia pressionado. E por esse motivo hoje foi a gota d’água. E ele se armou com a arma do pai e fez o que fez, infelizmente”, disse o delegado.

Leite disse que o caso foi registrado como um procedimento especial envolvendo menor de idade num contexto de violência doméstica, considerando que as vítimas foram a mãe e o irmão, que morreram, e o pai do autor, gravemente ferido. Segundo o delegado, o adolescente está sozinho numa sala reservada para menores de idade na carceragem da Polícia Civil da Paraíba, aguardando a audiência de apresentação e a decisão judicial.

Ouça o áudio:

Entenda o caso:

No último sábado (19), um adolescente de 13 anos assassinou a tiros a própria mãe e o irmão de apenas 7 anos, após ter sido proibido de usar o celular. O caso aconteceu no município de Patos, no sertão da Paraíba. 

De acordo com informações, o menino estava indo mal na escola e o pai dele decidiu tomar o seu celular, para que ele parasse de jogar e começasse a estudar. Após a atitude, o homem foi na farmácia comprar remédio para esposa. 

Neste momento, o menino foi até o armário do pai, que é policial militar, pegou a arma dele e assassinou a mãe, Iranilda de Sousa Medeiros Araújo, de 47 anos, e o irmão mais novo, Gabriel de Sousa Medeiros Araújo, de 7 anos. 

Gabriel Araújo e Iranilda Araújo (irmão e mãe assassinados).

A mãe aguardava no quarto, deitada, dormindo. Ele chegou, encostou a arma na cabeça dela e efetuou um disparo contra a mãe”, relatou o delegado Renato Leite. 

Por conta do barulho, o irmão mais novo do adolescente saiu de outro quarto e, quanto percebeu o que havia acontecido, começou a brigar com o adolescente. Armado, o jovem chegou a correr atrás do irmão, mas foi surpreendido pelo pai, que havia retornado para casa.

“O pai chegou, tentou intervir para que ele soltasse a arma, e ele terminou efetuando um disparo contra o pai, que caiu na sala. O irmão, ao ver o pai caído, foi tentar socorrer, o abraçou, foi quando ele atirou no irmão pelas costas”, afirmou o delegado do caso. 

Ainda de acordo com Leite, o menino pediu socorro e tentou forjar um cenário de assalto dentro de casa. “Depois, friamente, ele guardou a arma onde estava, chamou o Samu e tentou fazer parecer que tinha sido um assalto, que ladrões tinham entrado. Mas depois de todas as diligências que fizemos, a gente conseguiu elucidar esse caso”, explicou Leite. 

 O adolescente teve sua internação provisória decretada e deve ser encaminhado para o Centro Educacional Do Adolescente da Paraíba, onde ficará à disposição da Justiça e do Ministério Público. O pai está em estado grave no hospital.

Conforme investigação, adolescente de 13 anos matou a mãe e o irmão mais novo, no município de Patos, no sertão paraibano(foto: Reprodução/Fabebook)

*Com informações Extra


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7