Operação Ghost Mask: PF combate fraudes em licitação e lavagem de dinheiro em Manaus, Rio Branco e São Paulo
Manaus – A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 1/10, a Operação Ghost Mask, que visa apurar fraude em processo licitatório para a compra de 500 mil máscaras cirúrgicas descartáveis destinadas ao combate à COVID-19, no âmbito da Secretária de Estado de Saúde do Acre (SESACRE).
A investigação identificou conluio entre grupo de empresários e servidores públicos estaduais, os quais, por meio da combinação de preços, teriam direcionado ilegalmente a licitação para a empresa vencedora do certame.
Leia também: Empresa Sudu, alvo da operação da PF em Manaus, já recebeu mais de R$104 milhões da SEDUC-AM
Ainda, a investigação revelou que os investigados realizaram operações com a finalidade de dissimular a origem ilícita dos valores obtidos com a licitação viciada, incidindo também em crime de lavagem de dinheiro.
Contudo, além da fraude ao caráter competitivo da licitação e da lavagem de dinheiro, há suspeitas de que a maior parte das 500 mil máscaras adquiridas e pagas acabou não sendo entregue ao Estado do Acre. Nessa hipótese, o prejuízo aos cofres públicos ultrapassaria a cifra, em valores atuais, de R$ 2 milhões.
Os seis mandados judiciais, expedidos pela 3ª Vara Federal Cível e Criminal da Justiça Federal, restaram cumpridos nas capitais Rio Branco/AC, Manaus/AM e São Paulo/SP.
Os investigados poderão responder judicialmente pelos crimes de falsidade ideológica, fraudes em licitação e lavagem de dinheiro.
Polícia Federal apreende helicóptero com mais de 250 kg de drogas no interior do Amazonas
Urgente: Polícia Federal realiza operação na Apple Tech em Manaus; veja vídeo
Polícia Federal encontra 43kg de cocaína escondidos em pneu de barco em Tabatinga
Exclusivo: saiba quem o delegado da PC-AM preso em operação da Polícia Federal
‘Mulas’ do tráfico são presas pela Polícia Federal tentando embarcar com drogas no aeroporto de Manaus
Nota da SUDU
“A Sùdù esclarece que todas as suas atividades são realizadas de forma independente e conforme as normas legais vigentes, pautadas por preceitos éticos. A empresa reitera o compromisso com a transparência em todas as atuações”.