‘Lili não vai cantar’: detentos que cavaram túnel para fugir de prisão voltam para a cela chorando
Manaus – Bandidos que estão presos no Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 (CDPM II) tentaram fugir cavando túneis em duas celas, foi o que informou a Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap) na última quarta feira (14).
O plano foi frustrado durante a realização do procedimento operacional padrão nos pavilhões da unidade prisional. Em uma das celas foi encontrado o inicio de dois túneis, que seriam utilizados para a tentativa de fuga, além de cordas feitas de lençóis, uma baladeira feita com uniformes usados pelos internos.
Em ação rápida foi acionado o Grupo de Intervenção Penitenciária (GIP), que realizou uma revista geral no referido pavilhão. Todas as ações da Secretaria visam reforçar à segurança das unidades, e acontecem de forma integrada com os órgãos de segurança;
Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, por meio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), e da Polícia Civil (PCAM), assim como dos órgãos fiscalizadores; Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Grupo de Monitoramento e Fiscalização Prisional (GMF), Defensoria Pública do Estado (DPE) e Ministério Público Estadual (MP).
Os internos da cela, onde foram constatados os ilícitos, irão responder ao Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD), o qual será encaminhado, posteriormente, à Vara de Execução Penal (VEP). A Seap informa, ainda, que, dada dimensão desta ação, as visitas de familiares de internos, parlatório virtual e escoltas externas continuam suspensas, conforme a Portaria Interna nº 036/2023, salvaguardando assim a segurança dos colaboradores, internos, bem como de seus familiares.
Reivindicação
A tentativa de fuga dos detentos se deu um dia após uma nota de reivindicações serem divulgadas por presidiários do Amazonas exigindo mordomias como “TVs em cada cela” e também “entrada de comida da prisão e aumento de período para ter visitas e acompanhantes”.
Leia também: ‘Virando hotel’: presos do Compaj fazem ‘greve de fome’ exigindo TV’s nas celas; veja lista completa