Brasília Amapá |
Manaus

Ladrões de lâmpadas atacam nas principais vias de Manaus

Compartilhe

Manaus – Na manhã de quarta-feira, 31, Trinta e cinco luminárias de LED, pertencentes à Prefeitura de Manaus, foram recuperadas por policiais da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD).

Os aparelhos tinham sido furtados de ao menos cinco avenidas de bairros diferentes na cidade.
Segundo o delegado Adriano Félix, titular da DERFD, as luminárias foram achadas em quatro galpões de empresas e em um sítio após dois meses de investigação. Nenhuma pessoa foi presa, mas cinco homens foram ouvidos e liberados em seguida por serem apenas funcionários dos galpões.

Ainda segundo Félix, a estimativa de prejuízo da Prefeitura é de no mínimo R$ 300 mil. De acordo com o delegado, o próximo passo da investigação é intimar os donos das empresas, ouvi-los e em seguida indiciá-los por receptação, caso seja comprovado o crime.

Roubo de luminária

Uma nova prática criminosa está se tomando um hábito para os criminosos em Manaus, trata-se do furto de luminárias de LED. Somente na avenida Brasil, Zona Oeste, foram furtadas 139 delas instaladas nos postes do canteiro central em ambos sentidos da via, onde há aproximadamente 200 luminárias. Das 61 unidades restante, 35 funcionam normalmente e 26 estão queimadas.

Os prejuízos aos cofres públicos chegam a R$ 347,5 mil (baseados no cálculo unitário das lâmpadas), de acordo com dados da Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia), órgão pertencente à Prefeitura de Manaus.

Segundo os moradores de bairros paralelos à avenida Brasil, a falta de iluminação inviabiliza as caminhadas e outras práticas noturnas, além de prejudicar usuários do transporte coletivo enquanto esperam pelos ônibus. A insegurança é tanta que pedestres estão optando por não andar mais no meio fio. “É perigoso, você fica sujeito a sofrer um assalto”, comentou Jair Galvão, 38, enquanto aguardava pelo ônibus.

Funcionário de um estabelecimento comercial, Henrique Francisco Gama, 22, disse que os furtos começaram há seis meses. Os criminosos retiram as luminárias escalando em árvores e utilizando escadas. Segundo o vendedor ambulante, conhecido apenas como “Maravilha”, o furto é praticado pelos moradores das redondezas. “Já vi umas três vezes, eles fazem isso em plena luz do dia, principalmente no período da tarde”, contou. “Eles nem se importam se estão olhando ou não, sobem nos postes e retiram as lâmpadas”, completou Maravilha.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7