Brasília Amapá |
Manaus

Empresas do Polo Industrial AM, Ciala da Amazônia e Bracont também estão envolvidas na Operação ‘Elemento 79’ da PF

Compartilhe

Manaus – Na manhã terça-feira, 27, cinco pessoas foram presas durante a “Operação Elemento 79”, deflagrada pela Polícia Federal no Amazonas e em outros estados do Brasil. Uma pessoa foi detida no Estado, enquanto quatro em Minas Gerais. Os nomes dos envolvidos não foram revelados para não atrapalhar o andamento das investigações.

A procuradora do Ministério Público Federal, Ana Lúcia Haliuc, informou que 15 mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Amazonas. Segundo o MPF, até o momento não foi identificada participação política no esquema, mas sim do meio empresarial.

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em empresas da capital: Ciala da Amazônia Refinadora de Metais e a Bracont Consultoria Contábil.

‘Operação 79’

Os trabalhos de investigação iniciaram em junho de 2016, segundo a PF, a organização utilizava uma complexa estrutura empresarial para simular a comercialização de ouro obtido de forma ilegal, além de usufruir ilicitamente dos benefícios fiscais da Zona Franca.

A empresa utilizada um forte esquema para obter vantagens indevidas, dentre elas, a criação de lastro fictício de ouro, valendo-se de remessas de “prata fantasiada de ouro” para simular a movimentação de ouro entre os envolvidos. Além desta sistemática, foram apuradas diversas fraudes em detrimento ao controle aduaneiro, e encontrados elementos probatórios que indicam a comercialização de ouro em regiões de alta incidência de garimpo ilegal de forma a dificultar a fiscalização dos órgãos de controle. O dano estimado até o momento é de aproximadamente R$ 30 milhões.

Os principais crimes investigados são os crime contra o meio ambiente, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, contrabando, descaminho e organização criminosa.

A equipe de redação entrou em contato com as empresas citadas, mas não obtivemos resposta. São os números: (31) 3226-9666 – Ciala da Amazônia Refinadora de Metais Ltda /  (92) 3234-8531 Bracont Assessoria E Consultoria Contabil Ltda

O nome da Operação faz alusão ao elemento químico ouro, que possui esta numeração 79 na Tabela Periódica.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7