Brasília Amapá |
Manaus

Denúncia: A qualquer momento praça do Dom Pedro pode ser interditada

Compartilhe

Manaus – Na tarde desta segunda-feira, 29, o Portal CM7 foi procurado por alguns frequentadores da Praça do Dom Pedro que fica localizado na Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona Oeste de Manaus. A denúncia seria a falta de abandono por parte do poder público com o local que está dominado pelos pombos que transmitem doenças gravíssimas a população.

Em conversa com os denunciantes eles nos relataram o que acontece no local.

“ Todos os dias almoço no local por conta da comida, mas está ficando quase insuportável viver com os animais na hora do almoço”.

“Não aguento mais comer e ver pombos voarem em cima de nossos pratos. Queria que alguém pudesse fazer algo pelo local que está insuportável”.

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a DVISA, órgão responsável pela fiscalização que nos informou que já recebeu outras denúncias sobre o mesmo local e o mais breve possível estarão no local para realizar a fiscalização.

Entenda a Doença do pombo

Os pombos parecem ser aves inofensivas, mas transmitem diversas doenças para os seres humanos que precisam ficar atentos para não serem contaminados.

Eles vivem em locais onde há restos de alimentos, como sementes e grãos, além de insetos e minhocas. Nas grandes cidades, estão em todos os lugares, já que há uma abundância de lixo, que também serve de alimento para pombos famintos.

A Criptococose é a principal doença transmitida pelos pombos, que contamina as pessoas através da inalação de fungos que estão presentes nas fezes deste animal. Ela ataca o pulmão e pode chegar também ao sistema nervoso central, ocasionando sintomas como dor de cabeça, sonolência e febre. Em alguns casos, pode causar até meningite. Cerca de 30% das pessoas infectadas morrem.

Outra doença comum é a histoplasmose, também transmitida pelos fungos das fezes dos pombos. Ela origina uma micose muito profunda que chega a afetar os órgãos internos do ser humano.

A salmonelose, outra doença ligada aos pombos, apresenta os sintomas de uma intoxicação alimentar, principalmente de carne contaminada. Ela causa diarreia e outras dores abdominais.

Os pombos também podem transportar alguns micro-organismos nas penas. Por causa disso, podem causar dermatites caso entrem em contato com os seres humanos. As dermatites causam muita coceira, infecções e até se transformam em alergias que afetam o sistema respiratório.

A melhor forma de evitar a contaminação de doenças transmitidas pelos pombos é não criar condições para a proliferação da ave perto de residências, não dando alimento e água. Manter forros, calhas e telhas sempre limpos também ajuda muito quando o objetivo é afastar essas aves de sua família.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7