Brasília Amapá |
Manaus

Delegado Leonardo Marinho, alerta a população ! Whatsapp clonado !

Compartilhe

COMO O GOLPISTA CLONA A CONTA DE WHATSAPP?
Formas de invadir uma conta de WhatsApp:
1- O golpista encaminha uma msn com o link com um tipo de promoção falsa por meio do WhatsApp ou SMS, quando a pretensa vítima clica no link, digita o que foi solicitado, e envia o código para ter acesso ao voucher, neste momento, o criminoso invade a conta do WhatsApp da vítima.

2- Alguém realiza um anúncio em um site de compra e venda pela internet. O golpista fica sabendo do anúncio, e encaminha uma mensagem ao celular desta pessoa, simulando ser do site deste anúncio, com dizeres que por segurança e validação o anunciante deve encaminhar um código de verificação por meio de SMS para um número específico. Assim, quando o anunciante envia o SMS, o golpista clona a conta de WhatsApp da vítima.

————————————————————————————————————————–

COMO O GOLPISTA CLONA A CONTA DE WHATSAPP?
Formas de invadir uma conta de WhatsApp:

3- A pretensa vítima recebe um convite para entrar em grupo de WhatsApp, usualmente esta pessoa recebe a mensagem de algum contato conhecido que foi anteriormente clonado. Assim, que a pretensa vítima clica no grupo, sua conta é automaticamente desativada, e o golpista conseguirá ativá-la em outro aparelho celular.

4 – O golpista encaminha uma mensagem e um link, simulando ser do serviço de autenticação de conta do WhatsApp, quando a pretensa vítima clica neste link e digita um código, o golpista invade a conta deste aplicativo.

QUAL O OBJETIVO DO GOLPISTA?
1- Pedir empréstimos aos contatos da conta clonada, se passando pela vítima.

2- Normalmente, o dinheiro é transferido para uma conta de outro Estado da Federação, em nome de “laraja”, e retirado rapidamente pelo golpista. 

FORMAS DE PREVENÇÃO
1- Uma das ferramentas de segurança do próprio Whatsapp serve para evitar o golpe, deixando ativado a verificação em duas etapas. (Configurações, Conta e Confirmação em duas etapas).
2- É de suma importância fazer contato via telefone com a pessoa que está pedindo o empréstimo com o objetivo de conferir a voz do seu conhecido, e se o pedido é verídico.

3-  Outrossim, verifique sempre o local da contado banco destinatário, digitando no google o nº da agência e o nome do banco. O google indicará a cidade onde foi localizada a agência de destino, normalmente fora do Estado.

O QUE FAZER CASO TENHA CAÍDO NO GOLPE
1- O usuário para recuperar a sua conta do Whatsapp deve encaminhar um e-mail para [email protected]. O assunto deve ser (Perdido/Roubado): Urgente, desative minha conta. Já no conteúdo do e-mail, a vítima consigna o número do telefone com o código do país (o nosso é +55), assim, +55 (92) 99999-9999. Após o recebimento, a empresa responsável pelo Whatsapp irá desativar a conta, que só poderá ser reutilizada após 7 (sete) dias.
2- Caso o criminoso tenha habilitado a verificação em duas etapas, a vítima deverá reinstalar o aplicativo e digitar códigos aleatórios em repetidas vezes, até bloquear a conta. Desta forma, a conta será suspensa, e depois de (7) sete dias, o usuário receberá um novo SMS com o novo código de ativação.

3- Registre o boletim de ocorrência no DIP mais próximo, após o isolamento social em decorrência do COVID-19, ou através do endereço eletrônico https://www.delegaciainterativa.am.gov.br .


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7