Amazonas – Um grupo armado atacou a tiros uma base da Fundação Nacional do Índio (Funai) situada na Terra Indígena (TI) Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte, a 1.138 km de Manaus. O Exército foi acionado para reforçar a segurança no local.

O ataque ocorreu na madrugada de sábado (22), na região próxima à Base Ituí-Itacoaí. A área concentra o maior número de povos isolados da região, como os Korubos e Flecheiros, além de outras tribos que foram contatadas recentemente.

Por causa disso, o local é alvo de invasores, tais como caçadores, pescadores e garimpeiros, interessados na exploração ambiental e potencial econômico da região.

Segundo o 8º Batalhão da Polícia Militar, uma equipe de policiais se preparava na base flutuante da Funai para averiguar a presença de invasores, quando foi atacada por volta das 3h. Servidores e indígenas também estavam no local.

Os atiradores estavam em um barco na margem oposta do rio onde fica a base da Funai. A polícia trocou tiros com os criminosos e chegou a segui-los. Entretanto, um segundo grupo começou a disparar contra a polícia em outra embarcação.

Fonte: G1