Brasília Amapá |
Manaus

Áudios mostram quadrilha que clonava veículos falando de delegado e tramando um assassinato

Compartilhe

Manaus – Áudios e prints de conversas extraídas do celular de um dos maiores clonadores de veículos do Amazonas, preso nessa quarta-feira, dia 8, pelos policiais da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv), mostram a quadrilha falando do delegado Cícero Túlio e ainda tramando a morte do dono de uma oficina.

O material foi retirado do celular de Clauber Ferreira Guimarães, 28, o “Japonês”, foi preso pela Derfv. Ele é considera o segundo maior clonador de carros de uma quadrilha daqui do Amazonas.

Com Clauber os policiais apreenderam três carros clonados, além de documentos de veículos e vários materiais usados para adulterar os sinais de identificação. O suspeito já era investigado pela delegacia por extorsão a um dono de oficina.

Áudios mostram quadrilha que clonava veículos falando de delegado e  tramando um assassinato
Veículos recuperados peloa Derfv – Divulgação

No ano passado a delegacia apreendeu um carro clonado que estava em frente a uma oficina. O dono foi extorquido por Clauber em R$ 5 mil pelo prejuízo. Um comparsa dele, que também participou da extorsão, está foragido.

Clauber e o comparsa, inclusive, já planejavam assassinar o dono da oficina por ele não concordar com clonagens de veículos no local. A ordem para cometer o crime veio do ex-presidiário Jerson Rodrigues Ferreira, o “Jelson”. Na escala da quadrilha, ele é o maior clonador de veículos do Estado. A polícia pegou áudios que mostram os diálogos entre Clauber e ele planejando o crime.

Na conversa por aplicativo de mensagem, Clauber revela certo receio de participar do crime e ser descoberto. Mas Jelson se mostra convicto de que ninguém descobriria o homicídio. Ele chega a dizer que por se tratar de um assassinato a investigação seria de outra delegacia.

Jelson já foi preso em Julho do ano passado pela própria delegacia na operação Guilhotina – investigação sobre roubo de veículos. Mas o suspeito já foi solto e continua atuando no mundo do crime, segundo a delegacia. Jelson tem envolvimento em outros casos de grande repercussão. Ele é apontado como um dos participantes do assassinato do advogado criminalista Armando de Oliveira Freiras, em maio de 2018.

Além de Clauber a polícia conseguiu prender Joel Martins Ramos, 29. A Derfv encontrou Joel e Clauber em locais distintos, na Avenida Torquato Tapajós e na rua Dr. Adamor, bairro Zumbi dos Palmares, respectivamente. As prisões aconteceram na tarde dessa quarta-feira.

Durante as investigações os policiais descobriram outras provas que mais pessoas participam da organização criminosa. Em outro áudio, “Jelson” diz que quando começou a adulterar veículos, teve que aprender sozinho. Na mesma gravação afirma que várias comparsas aprenderam com a ele a cometer o mesmo crime.

Os citados no áudio são Felipe Almeida dos Santos, o “Transformer”, Alissandro Gomes, o “Paraibinha” e José Rômulo Ferreira da Silva, que está preso.

Áudios mostram quadrilha que clonava veículos falando de delegado e  tramando um assassinato
Áudios mostram quadrilha que clonava veículos falando de delegado e  tramando um assassinato

Delegado

Em outro ponto da investigação a Derfv também teve acesso a outro áudio de Clauber. Ele fala sobre atuação do delegado Cícero Túlio, titular da Delegacia que combate esse tipo de crime.

Segundo a polícia, Clauber já desconfiava que a polícia estava a procura da quadrilha. Ele decidiu compartilhar a informação com “Jelson”, considerado o líder da quadrilha. Clauber teve a atenção chamada por um outro comparsa por ter avisado “Jelson” sobre a ação dos policiais.

Outros trechos de conversas revelam também negociações entre os criminosos para adulterar carros e motos roubados.

A delegacia continua as investigações para chegar ao restante da quadrilha.

Fonte e matéria completa > Polícia 24h


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7