“A selfie do crime”: bandidos ‘amostradinhos’ tiram fotos em celular que roubaram de trabalhador em Manaus; veja
Manaus – A tecnologia virou o jogo para um trabalhador de Manaus, que teve o celular roubado durante um assalto no ônibus da linha 352, entre o Terminal 3 e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O que parecia ser mais um dia de violência no transporte público, virou um drama cibernético quando a vítima, dias depois, conseguiu acessar sua nuvem e descobriu que o celular roubado havia registrado algo inusitado: selfies dos próprios criminosos.
No último dia 28 de dezembro, o trabalhador estava em seu trajeto diário para casa, após um longo expediente, quando a linha 352 foi abordada por três homens armados, que subiram no ônibus no Terminal 3 e começaram um arrastão.
A situação, que se desenhava como mais um episódio rotineiro de violência no transporte coletivo, tomou um rumo inesperado quando, dias depois, a vítima conseguiu recuperar sua conta de e-mail e teve acesso à nuvem do celular roubado. O que ele não imaginava é que, ao abrir a galeria de fotos, se depararia com um verdadeiro “exposed” digital: imagens dos próprios bandidos, tiradas pelo celular da vítima após o assalto.
Veja:
As fotos, que mostram os criminosos em detalhes, são um prato cheio para as autoridades, que agora buscam reconhecimento facial e outros meios para confirmar as identidades dos suspeitos. Qualquer informação pode ser repassada à polícia por meio do disque-denúncia 181.