Brasília Amapá |
Manaus

PGE recomenda retomada imediata da distribuição das vacinas da AstraZeneca ao interior do Amazonas

Compartilhe

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) recomendou na noite desta terça-feira que a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) retome imediatamente a distribuição de vacinas da AstraZeneca ao interior do Amazonas. A 1ª Vara Federal Cível da Justiça Federal determinou a retomada da distribuição, mas que no caso de Manaus aconteça apenas quando a Prefeitura apresentar um plano adequado às normas do  Ministério da Saúde.

De acordo com a juíza Jaiza Maria Pinto Fraxe, o interior não deve fazer como a capital e os prefeitos precisam demonstrar lisura. Já a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) precisa acertar os ponteiros.

“Na cidade de Manaus, os imunizantes AstraZeneca e Coronavac serão distribuídos a qualquer momento, desde que obedecidas as regras de prioridade já estabelecidas em todo o país, não podendo haver privilégios ou desvios de qualquer espécie, sujeitando os infratores à prisão em caso de flagrante delito, na forma da lei”, salienta.  “Não foi suspensa a aplicação entre idosos. Ao contrário, a aplicação neles é urgente e não inclui, nessa fase, os cuidadores, pois esses prestam serviços em regime de escala em vários estabelecimentos e, infelizmente, não há doses para todos nesse momento da fila”.

Os furões de Manaus não terão direito à segunda dose. Os lotes de vacina chegaram  em 18 de janeiro. Naquele dia, foram recebidas 282.320 doses do imunizante. No dia 23, outras 132.500 doses chegaram. E na segunda-feira (25/01), o Estado recebeu outro lote, com 44.600 doses. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e estão publicados na decisão da Justiça Federal.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7