Brasília Amapá |
Manaus

PF deflagra operação de combate ao transporte ilegal de madeira no Amazonas

Compartilhe

Manaus – Na manhã desta quinta-feira, 18, a Polícia Federal deflagrou a última etapa de operação Arquimedes, destinada a interromper o fluxo de transporte clandestino de madeira extraída ilegalmente,  nos portos de Manaus.

Policiais Federais em parceria com o Ibama e o Ministério Público Federal já estão há 30 dias investigando, e até o momento, já foram apreendidos 444 contêineres de madeira. De acordo com a PF, a quantidade material apreendido cobriria 1.500 km, o equivalente à distância entre Brasília e Belém, aproximadamente. Ainda segundo a PF, nenhuma empresa reivindicou os contêineres apreendidos. Fiscais do Ibama e policiais federais identificaram fraudes nos Documentos de Origem Florestal (DOFs), que atestam a legalidade da extração e da origem da madeira, além de DOFs cancelados e falsificados.

As madeiras são procedentes dos estados de Roraima, Rondônia e Amazonas e cerca de 50% delas teriam como destino a grandes comerciantes madeireiros na Europa nos Estados Unidos e no Brasil.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7