PF deflagra operação de combate ao transporte ilegal de madeira no Amazonas
Manaus – Na manhã desta quinta-feira, 18, a Polícia Federal deflagrou a última etapa de operação Arquimedes, destinada a interromper o fluxo de transporte clandestino de madeira extraída ilegalmente, nos portos de Manaus.
Policiais Federais em parceria com o Ibama e o Ministério Público Federal já estão há 30 dias investigando, e até o momento, já foram apreendidos 444 contêineres de madeira. De acordo com a PF, a quantidade material apreendido cobriria 1.500 km, o equivalente à distância entre Brasília e Belém, aproximadamente. Ainda segundo a PF, nenhuma empresa reivindicou os contêineres apreendidos. Fiscais do Ibama e policiais federais identificaram fraudes nos Documentos de Origem Florestal (DOFs), que atestam a legalidade da extração e da origem da madeira, além de DOFs cancelados e falsificados.
As madeiras são procedentes dos estados de Roraima, Rondônia e Amazonas e cerca de 50% delas teriam como destino a grandes comerciantes madeireiros na Europa nos Estados Unidos e no Brasil.