Brasília Amapá |
Manaus

Pets exóticos também sentem frio!

Compartilhe

Dr. Pet – Com a chegada do inverno, estar atento à saúde dos pets é de extrema importância, principalmente se estes animais forem exóticos. O período de baixas temperaturas mexe com o metabolismo e pode causar desconforto e doenças.

Os répteis e peixes sofrem nesta época do ano, pois são animais exotérmicos, ou seja, necessitam de fontes externas para manter a temperatura corporal num nível de conforto. Por isso, destaca, para manter o metabolismo regulado, quem cria animais como cágados, tigres d’água e serpentes deve manter equipamentos como termostatos e lâmpadas de aquecimento em aquários e terrários.

 

Aves

Com tudo, as aves também são sensíveis às baixas do termômetro, pois possuem temperatura corporal normal de 42 graus. Para a médica-veterinária Karolina Vitorino, que atende animais silvestres, em Brasília, vale investir em aquecedor portátil, cobertores nas gaiolas e manter os animais em ambientes mais aquecidos, longe de janelas abertas, varandas e quintais.

É recomendado um termômetro de parede, para controlar a temperatura ambiente, colocar as aves para dormir mais cedo e acordá-las mais tarde, isto é, deixar a gaiola coberta por um período maior.

 

Problemas de saúde 

As principais doenças observadas nos animais silvestres e exóticos, em decorrência da baixa temperatura, são pneumonia, bronquite, congestão e sinusite. Nas aves, o período do inverno coincide com a muda de penas, o que demanda esforço extra do organismo e pode gerar imunodepressão. 

Alguns sintomas indicam o desconforto com o frio. Por isso os tutores devem ficar alertas para identificar letargia, redução ou perda do apetite (hiporexia e anorexia) e baixa digestão. No caso das aves, podem ocorrer penas eriçadas (forma de criar uma barreira entre a temperatura corporal e a do ambiente externo), vasoconstrição periférica (patinhas e bico roxos) e tremores.

 

Outras espécies

Outras espécies buscam se entocar para se aquecer. Coelhos e porquinhos da índia, que circulam mais no chão das casas, podem também desenvolver doenças respiratórias, por isso, é importante evitar que permaneçam em ambientes frios e úmidos. Colocar feno na toca e forrar o chão com tecido soft é uma forma de protegê-los.

 

Fonte: Jornal de Uberaba.com


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7