Brasília Amapá |
Manaus

Representantes da Namíbia buscam parcerias comerciais no Amazonas

Compartilhe

Manaus – A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) recebeu nesta semana, representantes da Namíbia para debater projetos comerciais que possibilitem a abertura de mercado entre o estado e o país africano. A base da economia na Namíbia é a extração e processamento de minerais.

O gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN-AM) da Fieam, informou que o encontro definiu estratégias de exportações a serem apresentadas aos empresários do Amazonas que ficarem interessados em participar do projeto.

“Durante a reunião, os representantes da Namíbia ficaram interessados em produtos da nossa região e estudam a possibilidade de importação destas mercadorias. Quem ganha com isso são os nossos empresários, que alcançam o mercado internacional”, destaca o gerente do CIN-AM.

Os representantes são das empresas Walvis Bay Corridor Group (WBCG) e Nanport. Ambas, são de Parceria Público-Privada (PPP) do Governo da Namíbia e Associações de operadores de Portos, Alfandega, Ministério da Indústria e Comércio, Autoridade Portuária e Ministério dos Transportes.

Produtos em foco

Os produtos do Amazonas que mais interessam os visitantes do país africano foram o pescado, o milho e a castanha. Participaram da reunião o diretor geral da WBCG, Clive Smith e , representante da empresa no Brasil, Ricardo Latkani WBCG, além do diretor comercial da Nanport, Emmnuel Habeb e coordenador e diretor-adjunto das coordenadorias de sistema de transporte e logística da Fieam, Augusto César Rocha.

As empresas foram criadas para facilitar as ações internacionais de cooperação e desenvolvimento das relações comerciais entra a África Austral e demais países através do Porto de Walvis Bay e os Corredores Logísticos da Namíbia.

Geografia e economia

Localizada na África Austral, a Namíbia é limitado a norte por Angola e Zâmbia, a leste pelo Botswana, a sul pela África do Sul e a oeste pelo Oceano Atlântico. O país ganhou independência da África do Sul recentemente, em 21 de março de 1990, após a Guerra de Independência da Namíbia.

Sua capital e maior cidade é Windhoek. A mineração compreende 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e faz da Namíbia o quarto maior exportador de minerais não-combustíveis da África e o quinto maior produtor de urânio do mundo.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7