Brasília Amapá |
Manaus

Negligência e irresponsabilidade na coleta de lixo hospitalar da empresa Norte Ambiental em Manaus

Compartilhe

Manaus – Um denúncia foi registrada da forma irregular o descarte do lixo hospitalar proveniente do Hospital de Retaguarda Nilton Lins, na zona Centro-Sul de Manaus, que trata exclusivamente pacientes com COVID-19. Nas imagens é possível ver um funcionário da empresa Norte Ambiental, sem os equipamentos de proteção individual (EPIs), sobretudo no momento frágil que enfrentamos, o de pandemia de um vírus mortal. 

Os funcionários da empresa relataram que não recebem os EPIs, e que, trabalham com medo de serem contaminados, mas que precisam se manter nos empregos. Os funcionários também informaram que usam uma máscara por dia, quando o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS), é trocar de máscaras a cada duas horas.  O funcionários informaram ainda que o destino do lixo coletado seria a remoção para um caminhão descaracterizado e o descarte seria em 5 caixas sem aviso de perigo biológico no aterro sanitário de Manaus.

Segundo a Resolução nº 33, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é exigido o treinamento dos profissionais das prestadoras de serviço de limpeza, para que procedam com a devida segurança para prevenir acidentes e os riscos de contaminação. As normas para manejo dos resíduos englobam a separação, de acordo com as características físicas, químicas, biológicas e classificação; o acondicionamento, ou seja, a embalagem em sacos e/ou recipientes impermeáveis, resistentes a ruptura e vazamentos, contendo identificação do conteúdo; armazenamento interno e externo e transporte adequados, em conformidade com órgãos da limpeza pública e do meio ambiente.

O contrato 006/2014 da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) com a empresa Norte Ambiental no valore de R$ 43 milhões, prevê o serviço de implantação e gestão do plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, incluindo tecnologias de de tratamento por autoclavagem e incineração e compostagem dos resíduos. O contrato com a empresa foi renovado por ano passado por R$ 10,8 milhões. 

Negligência na coleta do lixo hospitalar com lixo comum 

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7