Brasília Amapá |
Manaus

UE decide expulsar para a Turquia inclusive sírios em solo europeu

Compartilhe

BRUXELAS — Na tentativa desesperada de frear o fluxo de migrantes, a União Europeia chegou nesta terça-feira a um acordo polêmico de devolver à Turquia todos os estrangeiros que desembarquem ilegalmente nas ilhas gregas, inclusive os sírios. Em troca, o bloco se compromete a receber do país vizinho um número de refugiados equivalente ao de expulsos. O acerto também aumenta a ajuda de uma cúpula de novembro de € 3 bilhões a Ancara para atender aos imigrantes, eximir seus cidadãos da necessidade de visto para viajar à UE já em junho e avançar com o processo de adesão do país na comunidade europeia.

“Por cada sírio que a Turquia readmita, outro sírio será reassentado a partir do país para a UE”, diz o texto.

Com a assinatura do acordo, o bloco finalmente aceitou a proposta que até agora ninguém tinha ido a público defender. Ao lado do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, o presidente da Conselho Europeu, Donald Tusk, disse que o pacto foi um grande avanço. A chanceler alemã, Angela Merkel, também elogiou a mudança.

— O que fizemos foi voltar ao princípio: que o asilo se pede ao chegar e que o refugiado não decido para onde ir — disse Merkel, contradizendo a promessa que fez de acolher todos os sírios em solo alemão.

Segundo fontes do bloco, o acolhimento aos refugiados a partir da Turquia deverá envolver todos os Estados membros da UE, provavelmente com uma cota de distribuição similar da proposta no ano passado para os imigrantes que desembarcaram na Grécia e Itália. Mas a medida já enfrentou resistência. O premir húngaro, Viktor Orbán, já deixou claro que não concorda com a realocação obrigatória.

Essa não é a única divergência. O Chipre, que mantém uma disputa com Ancara devido à ocupação turca do Norte da ilha, não está disposto a participar do processo de adesão da Turquia à União Europeia, que faz parte da negociação. França e outras nações também estão reticentes sobre o polêmico projeto. Mas os detalhes sobre a proposta ainda vão ser acertados em uma nova cúpula prevista para ocorrer nos dias 17 e 18 de Março.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7