Brasília Amapá |
Manaus

Tornados no sul dos Estados Unidos causam destruição e mortes

Compartilhe

Tornados no sul dos Estados Unidos causaram danos “catastróficos” e ao menos 18 pessoas morreram até a manhã desta segunda-feira (13), de acordo com autoridades locais.

O Mississippi foi um dos mais atingidos pelas tempestades de domingo e registrou 11 vítimas, afirmou a porta-voz da Agência de Gerenciamento de Emergências do estado. Seis pessoas morreram na Geórgia e outra em Arkansas.

Cerca de 860 mil norte-americanos amanheceram sem energia elétrica nos estados do Texas, Louisiana, Mississippi e Geórgia.

A confirmed large and dangerous tornado was located over the town of Monroe, LA. Monroe a town of around 50,000 is located in north central, Louisiana.

Em 24 horas foram registrados 39 tornados e 29 chuvas de granizo. Os ventos seguem em direção à costa leste dos EUA. Mais de 39 milhões de pessoas em 11 estados estão sob ameaça de condições climáticas severas nesta segunda-feira.

Até o momento, a Defesa Civil informou que centenas de estruturas foram danificadas pelas tempestades. “Ao menos 200 ou 300 casas foram danificadas só aqui em Monroe”, disse Jaime Mayo, prefeito da cidade, no estado da Louisiana.

Os ventos fortes e as chuvas intensas devem atingir a cidade de Nova York ainda nesta segunda-feira. O prefeito Bill de Blasio disse aos moradores que a melhor proteção contra as tempestades é manter o distanciamento social e permanecer em casa.

A ameaça das tempestades coincide com a pandemia do novo coronavírus. Oficiais da saúde e da Defesa Civil no Mississipi garantiram que haveria álcool em gel nos abrigos e pediram que as pessoas continuem usando máscaras.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7