Brasília Amapá |
Manaus

Terremoto derruba prédios no sul do Japão

Compartilhe

KUMAMOTO, Japão — Um forte terremoto levou ao desabamento de diversos prédios no sul do Japão, informou o governo do país. O tremor de magnitude 6,4 na escala Richter atingiu a cidade de Kumamoto, onde estão localizadas várias centrais nucleares. Não há informações sobre pessoas feridas.

— Temos a intenção de fazer o máximo para compreender a situação — disse o primeiro-ministro Shinzo Abe à imprensa. — Eu agora planejo ouvir as informaçõs que já reunimos.

Analistas alertam que o epicentro do tremor se localizou no centro da ilha de Kiushu, a apenas 10 km de profundidade — o que pode maximizar os danos em consequência do terremoto. Nenhum tremor subsequente ou tsunami foram registrados até o momento. A empresa de energia elétrica da região também não anunciou problemas.

— Temos que estar muito alertas, porque podem acontecer tremores secundários importantes nas próximas horas — disse um sismólogo da Universidade de Tóquio.

A imprensa local indica que os tremores foram muito fortes, traçando comparação ao terremoto de 2011, que provocou um tsunami e um desastre nuclear na central de Fukushima.

Localizado no encontro de quatro placas tectônicas, o Japão sofre a cada ano mais de 20% dos terremotos mais fortes registrados no planeta.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7