Brasília Amapá |
Manaus

Talibã assume aeroporto de Cabul após saída dos EUA e tiros são disparados como forma de comemoração 

Compartilhe

Mundo – Tiros de comemoração ressoaram em toda, Cabu nesta terça-feira (31), enquanto combatentes do Talibã assumiam o controle do aeroporto antes do amanhecer.

Os atos acontecem na esteira da retirada dos últimos militares dos Estados Unidos, o que assinalou o fim de uma guerra de 20 anos que deixou a milícia islâmica mais forte do que era em 2001.

Imagens de vídeo trêmulas distribuídas pelo Talibã mostraram combatentes entrando no aeroporto depois que os últimos soldados norte-americanos partiram em uma aeronave C-17 um minuto antes da meia-noite, encerrando uma saída apressada e humilhante para Washington e seus aliados da Cabu (Otan).
“É um dia e um momento históricos”, disse o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, em uma coletiva de imprensa no aeroporto depois da partida. “Estamos orgulhosos destes momentos, de termos libertado nosso país de uma grande potência.”


Uma imagem do Pentágono feita com lentes de visão noturna mostrou o último soldado dos EUA embarcando no derradeiro voo de retirada de Cabul – o general Chris Donahue, comandante da 82ª Divisão Aérea.
A guerra mais longa dos EUA cobrou as vidas de quase 2.500 soldados e aproximadamente 240 mil afegãos, além de ter custado cerca de 2 trilhões de dólares.
Embora a guerra tenha conseguido tirar o Talibã do poder e impedido que o Afeganistão fosse usado como uma base para a Al Qaeda atacar os EUA, ela terminou com os militantes islâmicos radicais controlando mais territórios do que em seu governo anterior.

Durante os anos de 1996 a 2001, o Talibã impôs sua interpretação rigorosa da lei islâmica, e agora o mundo assiste para ver se o movimento forma um governo mais moderado e inclusivo nos meses à frente.
Milhares de afegãos já fugiram por temerem represálias do Talibã. Mais de 123 mil pessoas foram retiradas de Cabul em uma ponte aérea maciça, mas caótica, dos EUA e seus aliados nas últimas duas semanas, mas dezenas de milhares que ajudaram nações ocidentais durante a guerra foram deixadas para trás.
Um contingente de norte-americanos, que o secretário de Estado, Antony Blinken, estimou serem menos de 200, e possivelmente mais perto de 100, queria partir, mas não conseguiu embarcar nos últimos voos.
O secretário das Relações Exteriores do Reino Unido, Dominic Raab, avaliou o número de cidadãos britânicos no Afeganistão em poucas centenas depois da retirada de cerca de 5 mil.
O general Frank McKenzie, comandante do Comando Central dos EUA, disse em uma entrevista coletiva no Pentágono que o diplomata norte-americano mais graduado no Afeganistão, Ross Wilson, estava no voo final do C-17.
Em um comunicado, o presidente norte-americano, Joe Biden, defendeu sua decisão de se ater ao prazo de saída desta terça-feira, dizendo que cobrará do Taliban seu compromisso de dar passagem livre àqueles que quiserem deixar o Afeganistão.

Com informações da CNN Brasil


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7