Brasília Amapá |
Manaus

Talibã desenvolve app para divulgar operações no Afeganistão

Compartilhe

CABUL — Terroristas do Talibã desenvolveram um aplicativo-online para smartphones Android, sinalizando como o grupo militante está cada vez mais apto no uso de internet e tecnologia sem fio para aumentar sua visibilidade.

O aplicativo “faz parte de nossos esforços tecnológicos avançados para fazer a audiência mais global”, disse o porta-voz talibã Zabihullah Mujahed domingo, em uma entrevista por telefone em que discutiu o lançamento do app. As informações são do Intel Group, que tem sede nos EUA e monitora a mídia social jihadista.

O aplicativo inclui materiais como declarações oficiais e vídeos do grupo terrorista, que promove ataques no país há mais de 14 anos, desde que foi deposto em 2001 com o auxílio dos EUA. O app estava disponível no Google Play Store até o último sábado, quando foi removido para a correção de alguns “problemas técnicos”, segundo Mujahed. O aplicativo deve reaparecer em breve, assegurou.

O conteúdo está disponível em cinco anos idiomas, incluindo inglês e arábe, além de contas no Twitter e no Facebook que fornecem relatórios diários sobre a insurgência talibã. Suas páginas em redes sociais foram diversas vezes derrubadas pelo governo afegão, que tenta interromper os esforços de comunicação do grupo.

— Os relatórios de propaganda do Talibã enfraquecerão psicologicamente ainda mais o governo afegão — avaliou Jawid Kohistani, analista de segurança baseado em Cabul.

Sediq Sediqqi, porta-voz do Ministério do Interior afegão, disse este sábado por telefone que não estava ciente do aplicativo Talibã.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7