Brasília Amapá |
Manaus

Sobe para 46 o número de mortos em deslizamento de lixo na Etiópia

Compartilhe

Subiu para 46 o número de mortos em um enorme deslizamento de lixo em um dos principais aterros sanitários da Etiópia, na periferia da capital Addis Ababa, no sábado (11).
A primeira informação apontava 24 mortos e 28 feridos.
Uma enorme montanha de lixo deslizou, carregando 30 barracos de pessoas que vivem no aterro sanitário de Koshe, indicou à AFP Dagmawit Moges, um porta-voz da prefeitura de Addis Abeba.
Moges explicou que a maioria das vítimas eram catadores que vasculhavam incansavelmente as montanhas de lixo em busca de objetos com algum valor.
“O número de vítimas ainda deve aumentar”, afirmou, explicando que o deslizamento atingiu uma área “relativamente grande”. O aterro se estende por mais de 30 hectares.
Testemunhas e sobreviventes entrevistados pela AFP afirmaram que um bloco da maior montanha de lixo se desprendeu no sábado à noite, carregando as moradias improvisadas do aterro de Koshe, que significa “sujeira” na gíria amárico, a principal língua do país.
“Quando isso aconteceu, ouvimos um barulho alto, e quando saímos, vimos um tornado que vinha em nossa direção”, relatou Suleiman Abdullah, cujo abrigo construído com pedaços de madeira e plástico foi destruído no incidente.
“Algumas pessoas nos ajudaram e minha família conseguiu sair antes da destruição”, acrescentou Abdullah.
O aterro sanitário de Koshe existe há mais de 40 anos e é um dos maiores nos arredores de Addis Abeba, capital da 4 milhões de pessoas a crescimento populacional galopante.

Moradores da região atribuem a catástrofe ao trabalho de nivelamento no local.

Fonte G1


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7