Brasília Amapá |
Manaus

Sanders, o judeu sem apoio da comunidade

Compartilhe

WASHINGTON – Enquanto republicanos lutam para mostrar quem é o maior defensor de Israel, entre os democratas há o primeiro pré-candidato judeu a presidente dos Estados Unidos. Bernie Sanders, senador por Vermont, tratou do tema no último debate democrata, domingo, numa das raras vezes que tocou no assunto, optando por não utilizar a condição de judeu para angariar votos.

— Sou muito orgulhoso de ser judeu. É uma parte essencial de quem eu sou como ser humano. A família de meu pai foi exterminada pelos nazistas — respondeu Sanders, ao ser indagado pelo âncora do debate da CNN sobre o porquê de o senador não falar muito sobre sua condição durante a campanha.

Recente pesquisa do Pew Resserch Center apontou que 64% dos judeus se consideram democratas — nível de apoio semelhante ao encontrado entre latinos —, contra 26%, republicanos. Mas parece que Sanders não tem obtido a simpatia judaica. Segundo reportagem do “Washington Post”, rabinos de todo o país afirmam que a maior parte apoia Hillary Clinton.

— Quem apoia Sanders não parece fazer isso porque ele é judeu. Há muitos que estão apoiando Hillary Clinton, mesmo orgulhosos por Sanders ser judeu. Isso é incomum — afirmou ao jornal Peter Berg, rabino da Sinagoga de Atlanta.

Não há pesquisas recentes sobre a opção de voto dos judeus, mas rabinos ouvidos pelo jornal indicam que, no grupo, se repete o mesmo que em todo o país: enquanto os democratas mais velhos estão com Hillary, os jovens têm apoiado Sanders.

Os judeus são relevantes na política americana. Dois dos 50 governadores, dez dos cem senadores e 19 dos 435 congressistas fazem parte do grupo. E, embora na comunidade se comemore o fato de Sanders ser o judeu que mais perto chegou da Casa Branca, não há apoio organizado ao senador, ao contrário do que ocorreu no ano 2000, quando houve mobilização por Al Gore por conta do vice, o então senador judeu Joe Lieberman.

Gafe em debate com Hillary

Em Israel, a situação não é diferente. Pesquisa do The Israel Democracy Institute’s Peace mostra que 40,5% dos judeus-israelenses vêem Hillary Clinton como “melhor para o ponto de vista de Israel”, enquanto apenas 16,5% indicam Sanders.

O levantamento, realizado com 600 israelenses, também revela que 61% deles acreditam que Donald Trump tem posições “muito ou moderadamente amigáveis” para Israel. Contrastando com a colônia judaica americana, 34% dos israelenses acreditam que um presidente republicano seria melhor para o país, contra 28% que indicam um presidente democrata. No total, contudo, 38% não têm certeza de quem seria melhor.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7