Russos entram em Kharkiv, 2ª maior cidade da Ucrânia; veja vídeo
As forças militares da Rússia avançaram neste domingo (27) sobre a segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv. O anúncio da entrada russa foi feito pelo governador local, Oleh Synyehubov, que também pediu que a população não saia de casa e que busque abrigo.
Veja vídeo:
Published just now. Kharkiv. Russian fascists enter city. All of a sudden they stop and start shooting and shelling at a house nearby. They look like nazis from old Soviet movies – and act like them. pic.twitter.com/hKwdpTKe8f
— olexander scherba🇺🇦 (@olex_scherba) February 27, 2022
“Houve um avanço do inimigo russo na cidade de Kharkiv, incluindo a região central. Cuidado! Não saia dos abrigos! As Forças Armadas da Ucrânia estão eliminando o inimigo. Pedimos aos civis que não saiam às ruas – escreveu Synyehubov em uma rede social”.
Segundo informações da agência RIA, que cita o Ministério da Defesa da Rússia, as cidades de Kherson e Berdyansk, no sul da Ucrânia, também foram alcançadas. O quarto dia da guerra entre Rússia e Ucrânia teve início com grandes explosões em Vasylkiv, cidade próxima de Kiev, que atingiram um gasoduto e iluminaram o céu da capital.
Em Kharkiv, a cerca de 480 quilômetros da capital, vídeos que circulam nas redes sociais mostram tanques e soldados russos tomando as ruas da cidade. No momento da ofensiva, nevava na cidade, que está localizada próximo à fronteira com a Rússia.
“Publicado agora há pouco. Kharkiv. Fascistas russos entram na cidade. Eles param de repente e começam a atirar e bombardear uma casa próxima. Eles parecem os nazistas dos antigos filmes soviéticos, e agem como eles”, afirmou Olexander Scherba, ex-embaixador da Ucrânia na Áustria.