Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Rússia faz primeiro ataque à Ucrânia com mísseis hipersônicos

Compartilhe
Rússia afirma ter realizado primeiro ataque à Ucrânia com mísseis hipersônicos

Mundo – O governo russo disse ter realizado neste sábado (19/3) o primeiro ataque à Ucrânia com mísseis de altíssima velocidade. O alvo era um depósito de armas subterrâneos no oeste do país, perto da fronteira com a Romênia. Segundo especialistas, o ataque foi uma tentativa russa de demonstrar força aos países ocidentais.

O Ministério da Defesa da Rússia informou que sua Força Aérea utilizou, pela 1ª vez, um míssil hipersônico no conflito na Ucrânia. O armamento teria sido lançado contra um depósito subterrâneo de mísseis na região de Ivano-Frankivsk, a cerca de 50 quilômetros da fronteira com a Romênia, país membro da Otan.

Segundo o Ministério, o míssil Kinzhal (“adaga”, em russo) teria atingido o alvo em Delyatyn, no sudeste ucraniano, nesta sexta-feira. A informação não pôde ser verificada imediatamente. Se confirmada, esta seria a primeira vez que a Rússia teria utilizado um míssil hipersônico ar-terra em situação de combate.

Os mísseis hipersônicos Kinzhal são lançados de caças MiF-31 e têm capacidade de atingir alvos a 2.000 quilômetros de distância. Excedem múltiplas vezes a velocidade do som e viajam a 6.000 quilômetros por hora enquanto são capazes de realizar manobras. Não existem sistemas de defesa capazes de deter esses armamentos.

O Ministério da Defesa russo disse que suas forças destruíram centros de reconhecimento e rádios militares ucranianas, próximo à cidade de Odessa, na costa do Mar de Azov, utilizando um sistema de mísseis costeiros. Essas informações não foram verificadas por fontes independentes.

Um porta-voz da Força Aérea ucraniana confirmou à imprensa local que a Rússia realizou um ataque aéreo em Delyatyn, mas disse que não foi possível verificar se os estragos teriam sido realizados por um míssil hipersônico.

O Kremlin informou que o Exército russo e grupos separatistas da região de Donetsk teriam entrado pela 1ª vez na cidade sitiada de Mariupol, que vem sendo alvo de intensos bombardeios desde o início do conflito. O prefeito da cidade confirmou que combates entre forças invasoras e tropas de defesa ocorriam na região central da cidade.

 

Com informações via R7


Siga-nos no Google News Portal CM7