Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Rússia ataca Kiev com drones e deixa centenas de cidades sem luz; veja vídeo

Compartilhe
Rússia ataca Kiev com drones e deixa centenas de cidades sem luz; veja vídeo

Mundo – Um dia depois de o presidente russo Vladimir Putin declarar que Moscou não via mais a necessidade de bombardear massivamente a Ucrânia, Kiev amanheceu nesta segunda-feira (17) sob os ataques de drones kamikazes, enquanto bombardeios sobre a infraestrutura de energia do país deixaram centenas de pequenas cidades sem luz.

De acordo com a prefeitura da capital ucraniana, uma pessoa morreu e outras três estão gravemente feridas. Centenas de pessoas se apressaram para se esconder em passagens subterrâneas do metrô local.

Foram pelo menos nove ataques registrados apenas na capital, e as autoridades locais lançaram um alerta para que a população permaneça em abrigos. Um prédio residencial foi atingido. Duas pessoas estariam presas sob os escombros e outras 18 conseguiram ser retiradas.

Os ataques ocorrem uma semana depois de uma ofensiva russa sobre diversas cidades ucranianas, como resposta à explosão que atingiu a ponte que liga a Crimeia ao território russo e considerada como simbólica para o Kremlin.

Duas outras regiões da Ucrânia – Sumy e Dnipropetvsk – foram alvos de ataques. Segundo os ucranianos, os alvos pareciam ser, em sua maioria, infraestruturas energéticas. O temor de Kiev é de que Moscou esteja planejando deixar o país sem uma rede confiável de abastecimento de energia, no momento em que o inverno começa a se aproximar.

O governo ucraniano garante que destruiu outros 15 drones no sul do país, além de três mísseis na região leste. Maksym Marchenko, governador de Odesa, insistiu que as defesas aéreas abateram seis drones kamikazes. Mas indicou que os russos fizeram um ataque com um míssil Kh-59. “Ele danificou um objeto de infraestrutura”, disse.

Com informações da UOL


Siga-nos no Google News Portal CM7