Brasília Amapá |
Manaus

Raúl Castro é reeleito como líder do Partido Comunista de Cuba

Compartilhe

HAVANA — O presidente cubano Raúl Castro foi reeleito como primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba (PCC), que governa a ilha caribenha. O mandatário ocupará o cargo por mais cinco anos, segundo a imprensa oficial do país. A decisão foi anunciada em uma cerimônia do partido desta segunda-feira, a que o ex-presidente Fidel Castro compareceu e, em seguida, foi ovacionado pelos delegados presentes.

Em 2011, Raúl Castro substituiu formalmente seu irmão Fidel no Congresso do Partido. Ele havia expressado que deixaria o cargo de presidente em 2018, mas agora não está claro se ele permanecerá apenas como líder do partido ou se alguém mais jovem assumirá em 2021.

Nesta terça-feira, o ex-presidente cubano Fidel Castro, prestes a completar 90 anos, compareceu ao encerramento do Sétimo Congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC) em Havana. O líder da Revolução Cubana foi ovacionado de pé pelos mil delegados do partido e seus convidados ao lado do seu irmão, o presidente Raúl Castro.

Esta é a segunda vez que Fidel é visto em público nos últimos 11 dias, depois de fazer um discurso em uma escola no início deste mês. A imprensa não publicou imagens do líder cubano, pois o congresso comunista é celebrado sem acesso da imprensa internacional.

Fidel saudou os delegados e convidados antes do início do evento político mais importante do país, segundo a Agência Cuba de Notícias.

Após deixar o poder nas mãos do irmão por problemas de saúde em 2008, Fidel restringiu suas atividades públicas. Ele recebe esporadicamente líderes internacionais ou escreve artigos.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7