Brasília Amapá |
Manaus

Rússia convoca Conselho de Segurança sobre ação turca na Síria

Compartilhe

MOSCOU — O Conselho de Segurança da ONU se reunirá nesta sexta-feira em caráter de emergência após um pedido da Rússia para debater a recente proposta do governo turco de dar início a uma operação terrestre na Síria, informaram diplomatas. O encontro está previsto para ocorrer às 19h GMT (17h de Brasília). Em um comunicado, o ministério de Relações Exteriores russo ressaltou que os planos turcos ameaçam a soberania e a integridade territorial da Síria e atrapalham os planos de cessar-fogo no país.

Mais cedo, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que armas fornecidas pelos Estados Unidos têm sido usadas contra civis por combatentes curdos e disse que vai telefonar para Barack Obama para debater o assunto. — Vamos dizer a eles (líderes americanos) onde e como detonam as armas que eles forne

— Vamos dizer a eles (líderes americanos) onde e como detonam as armas que eles fornecem a essas organizações — disse Erdogan à imprensa.

A denúncia ocorre depois dias depois da explosão de um carro-bomba contra um comboio de ônibus militar no coração de Ancara, que deixou 28 mortos e mais de 80 feridos. O grupo militante curdo TAK reivindicou nesta sexta-feira responsabilidade pelo atentado, afirmando que a Turquia está manipulando as potências ocidentais contra o povo curdo.

“Em 17 de fevereiro à noite, um ataque suicida foi realizado às 18h30 nas ruas de Ancara por um guerreiro camicaze contra um comboio de soldados da República Turca fascista”, afirma uma declaração publicada no site do grupo, que já havia reivindicado em dezembro um ataque com morteiro contra um aeroporto de Istambul.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7