Presidente da Argentina Javier Milei defende o capitalismo e critica visões socialistas em Davos; veja vídeo
Mundo – Em um discurso contundente durante o 54º Fórum Econômico Mundial em Davos, o presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou que o capitalismo de livre comércio é a “única ferramenta” capaz de erradicar a fome, a pobreza e a miséria no mundo. As declarações foram feitas nesta quarta-feira (17/1) e refletem a visão do líder argentino sobre o papel da liberdade econômica na construção de uma sociedade próspera.
Durante seu pronunciamento, Milei defendeu veementemente a liberdade econômica e lançou críticas ao conceito de justiça social, argumentando que a esquerda ataca o capitalismo ao classificá-lo como individualista, enquanto promove o coletivismo sob a bandeira do altruísmo, especialmente quando se trata de gastos públicos.
“O capitalismo é atacado sob a alegação de questões de moralidade, mas, claro, com o dinheiro dos outros”, ironizou Milei, destacando a crítica recorrente de que o coletivismo muitas vezes utiliza recursos financeiros alheios.
Quanto à justiça social, o presidente argentino expressou suas preocupações, argumentando que ela se tornou uma tendência global, mas, em sua avaliação, não é justa. Milei enfatizou que a coerção envolvida na coleta de impostos pelo Estado é intrinsecamente injusta e limita a liberdade individual.
“Quanto maior a carga fiscal, maior é a coerção e menor é a liberdade”, afirmou Milei, sugerindo que a busca por uma maior justiça social pode resultar em perdas significativas de liberdade individual.
O presidente argentino também alertou sobre a perigosa tendência em direção ao socialismo, afirmando que o Ocidente está em risco de adotar uma visão de mundo que conduz à pobreza. Segundo ele, líderes importantes têm abdicado do “modelo de liberdade” em favor do coletivismo, e Milei enfatizou que as abordagens coletivistas não oferecem soluções efetivas para os desafios globais.
Além disso, o discurso de Milei incluiu posicionamentos sobre a figura do empresário, a inexistência de falhas no mercado quando as transações são voluntárias e críticas à agenda do feminismo radical, assim como à discussão sobre mudanças climáticas levantada pela esquerda.
President of Argentina Javier Milei STUNS room of globalists at the World Economic Forum into SILENCE after exposing them to their faces for destroying the West 🔥🔥🔥:
“I'm here to tell you that the western world is in danger and it is endangered because those who are supposed… pic.twitter.com/PRxFmmuB9f
— Benny Johnson (@bennyjohnson) January 17, 2024