Brasília Amapá |
Manaus

Oxford prevê conclusão de testes da vacina contra Covid-19 para agosto

Compartilhe

Saúde- A corrida para o lançamento de uma vacina contra a Covid-19 pode estar chegando mais perto do fim. Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, anunciaram que finalizarão em agosto os testes clínicos do método de imunização que estão desenvolvendo.

Pelo menos 1,1 mil voluntários participaram dos testes da vacina até o fim de abril. Eles foram divididos em dois grupos: o primeiro recebeu a vacina ChAdOx1 nCoV-19, que consiste em uma combinação do material genético da proteína encontrada na superfície do coronavírus com o adenovírus de chimpanzé, e o segundo recebeu a imunização contra a meningite.

Os cientistas decidiram aplicar a vacina de meningite no grupo controle porque os efeitos colaterais dos dois medicamentos são muito parecidos: febre, dor de cabeça e nos braços. Os voluntários voltaram às tarefas cotidianas e, agora, os pesquisadores aguardam um período para saber quantos foram infectados pelo novo coronavírus e como seus organismos reagiram à ele.

“A rapidez com que nosso time terá os números necessários depende do nível de transmissão do vírus na população. Se a transmissão permanecer alta, poderemos ter dados suficientes em dois meses. Caso a transmissão caia, isso pode levar seis meses”, afirmam os pesquisadores da universidade.

A expectativa é que, com os resultados positivos, o governo do Reino Unido aprove a fabricação da vacina ainda em setembro.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7