Brasília Amapá |
Manaus

Oposição apresenta 1,85 milhão de assinaturas para ativar referendo contra Maduro

Compartilhe

CARACAS — Um dia antes da data prevista, a oposição venezuelana afirma ter entregado ao órgão eleitoral do país um total de 1,85 milhão de assinaturas em favor da convocação de um referendo revogatório contra o presidente Nicolás Maduro nesta segunda-feira. O número supera em mais de nove vezes a quantidade de assinaturas necessárias exigidas pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para iniciar o processo que poderá resultar em uma consulta popular sobre a permanência de Maduro no Palácio de Miraflores.

“Entregamos hoje ao CNE 80 caixas, cada uma com 2.500 planilhas, de um total de 200 mil planilhas, contendo 1 milhão e oitocentos e cinquenta mil assinaturas”, escreveu Jesús Torrealba, secretário-geral da coalizão Mesa da Unidade Democrática (MUD), em sua conta no Twitter.

A oposição recebeu um prazo de 30 dias — a partir do último 26 de abril — para coletar pelo menos 200 mil assinaturas em favor da convocação do referendo. O CNE agora terá cinco dias para verificar o número de assinaturas recebidas e chamar os signatários a ratificarem seu apoio em mais cinco dias.

Após a validação destas assinaturas já obtidas, a oposição deverá recolher outras 4 milhões de rúbricas para efetivamente convocar o referendo.

— Também vamos fazer isso em tempo recorde, porque o país quer sair deste governo — disse Torrealba.

A expectativa dos oposicionistas, que ocupam a maioria dos assentos da Assembleia Nacional, é realizar o referendo ainda no fim deste ano.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7