“O que aconteceu com os jovem?”: militantes latem ‘que nem cachorro’ na Polônia; veja vídeo
Mundo – Um vídeo de jovens imitando sons de latidos durante o que parece ser uma manifestação viralizou nas redes sociais nesta semana. O caso em questão aconteceu, em setembro de 2020, em Varsóvia, na Polônia, e envolveu um embate entre ativistas em defesa dos valores conservadores e militantes da causa LGBTQIA+.
Komentarz kolegi: "Jakby mi ktoś kiedyś powiedział że idąc Warszawą spotkam ludzi ze sztandarami grających na dudach a inni ludzie będą na nich szczekać to nie uwierzyłbym, i nawet oglądając to nagranie dalej nie wierzę" pic.twitter.com/2Zy3TGdW7F
— Dariusz Matecki (@DariuszMatecki) September 27, 2020
De acordo com a imprensa local, o fato ocorreu quando membros de um grupo de jovens católicos intitulado Krucjata Młodych (Cruzada da Juventude, em português) caminhava pelas ruas de Varsóvia coletando assinaturas para o projeto de lei Stop LGBT, que visava proibir, por exemplo, a realização de paradas do orgulho LGBT e outras reuniões públicas sobre orientação sexual.
“Onde esses jovens são criados? Em que famílias? Em que escolas? Quem e onde os ensinaram a latir para as pessoas? As meninas no Centro da cidade latem para os outros. O mundo está acabando”, declarou Koc, na época.
A Sejm, equivalente na Polônia à Câmara dos Deputados, chegou a avaliar, em outubro de 2021, uma moção que tentava rejeitar a proposição, mas a medida não foi aprovada pelos legisladores e a proposta seguiu tramitando na Casa. No entanto, desde então, o projeto foi enviado para a Comissão de Administração e Assuntos Internos e não houve qualquer nova deliberação.