Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Novo Mecanismo de Paris deve ajudar a coordenar Ucrânia

Compartilhe

Mundo – Um novo mecanismo de coordenação de ajuda internacional à Ucrânia foi anunciado hoje em Paris, com a França a garantir 125 milhões de euros adicionais de apoio a Kiev e Volodymyr Zelensky a pedir pelo menos 800 milhões para o inverno.

“Precisamos que a ajuda chegue concretamente ao terreno e precisamos de maior coordenação para que a ajuda chegue em tempo útil. Assim, podemos anunciar hoje um mecanismo reforçado de coordenação de ajuda internacional, o mecanismo de Paris, que se apoia no mecanismo de proteção civil da União Europeia e que se vai estender a todos os Estados que queiram ajudar”, anunciou Emmanuel Macron na abrertura esta manhã da conferência “Solidários com o Povo Ucraniano”.

Coube ao Presidente francês abrir este encontro, reforçando que, ao atacar estruturas civis que servem para aquecer os ucranianos durante o inverno, “a Rússia comete crimes de guerra intoleráveis”, sendo agora a prioridade fazer chegar a ajuda necessária ao terreno.
Volodymyr Zelensky, em direto a partir de Kiev por videoconferência, declarou que a Ucrânia precisa de pelo menos 800 milhões de euros para passar o inverno, verba que servirá, em parte, para se abastecer de gás.

Segundo Zelensky há atualmente 12 milhões de pessoas nos arredores de Kiev que estão sem aquecimento, já que também para apoupar gás, os cortes são constantes. O Presidente ucraniano pediu ainda “geradores, transformadores, turbinas de gás, propulsores” e outros mecanismos para substituir o que é diariamente destruído pelos bombardeamentos russos.

A França anunciou uma ajuda suplementar de cerca de 125 milhões de euros à Ucrânia, com 48 milhões de euros de ajuda direta à população e 73 milhões de euros para a ajuda à compra de energia. Paris vai também fazer chegar à Ucrânia 63 novos geradores.


Siga-nos no Google News Portal CM7