Brasília Amapá |
Manaus

Nobel de Literatura Vargas Llosa chama Trump de palhaço e racista

Compartilhe

MADRI — O escritor peruano Mario Vargas Llosa disse que o líder das primárias republicanas, Donald Trump, é um “palhaço racista”. Nobel da Literarura de 2010, Vargas Llosa ressaltou que a confirmação do bilionário como candidato republicano conduzirá a legenda à derrota nas eleições presidenciais de novembro. Para o escritor, cujo histórico lista uma falida campanha à Presidência do Peru em 1990, a nomeação de Trump representa “um perigo para os Estados Unidos”.

— É um país muito importante, com um campo gravitacional muito grande sobre o resto do mundo, para ter na Casa Branca um palhaço, um demagogo, um racista, como é o senhor Trump.

Durante a coletiva de imprensa para o lançamento de seu novo romance, “Cinco Esquinas”, o escritor peruano disse que a carreira presidencial do empresário “parece imparável” — e revelou esperar que o fenômeno Trump seja detido. Para Vargas Llosa, a nomeação de Trump ao posto de candidato republicano garantiria um triunfo ao Partido Democrata.

— Creio que colocarão um ponto final nas eleições, nas quais Hillary Clinton seguramente derrotará de maneira maciça o candidato republicano se o candidato for Donald Trump — destacou.

Trump venceu três das quatro primeiras prévias estaduais e é favorito em 11 dos 12 estados que votam nesta terça-feira — a Super Terça — para escolher os candidatos republicano e democrata que disputarão a Presidência em novembro. Em sua plataforma eleitoral, o bilionário prometeu construir um muro ao longo da fronteira do México com os Estados Unidos e deportar 11 milhões de imigrantes ilegais. Disse ainda, logo no início da campanha, que os mexicanos que cruzavam a fronteira eram estupradores e narcotraficantes.

Vargas Llosa, de 79 anos, é conhecido por livros como “A cidade e os cachorros”, que explora as estruturas de poder político na América Latina.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7