Romênia – Um navio de cargas com 14,6 mil ovelhas tombou no Mar Negro, na costa da Romênia, no último domingo (24). O Queen Hind, que viajava para a Arábia Saudita, virou por razões ainda desconhecidas logo após deixar o porto romeno de Midia.

Equipes de resgate passaram a trabalhar para salvar o maior número possível de animais. A tripulação – formada por 20 sírios e um libanês – foi resgatada, disse Ana-Maria Stoica, porta-voz dos serviços de resgate, à agência de notícias France Presse.

A principal associação de criadores e exportadores de ovelhas da Romênia, Acebop, pediu uma investigação urgente do episódio. “Nossa associação está chocada com o desastre”, afirmou a presidente da Acebop, Mary Pana, em comunicado. “Se não podemos proteger os animais durante o transporte de longa distância, devemos proibi-lo completamente.”

Gabriel Paun, da ONG Animals International, alegou que o navio estava sobrecarregado. Ele afirmou que o Queen Hind já teve problemas no motor em dezembro passado. “Uma investigação deve ser aberta sem demora”, disse ele à AFP.

A Romênia é o terceiro maior criador de ovinos da União Europeia (UE), depois do Reino Unido e da Espanha, e um dos principais exportadores, principalmente para os mercados do Oriente Médio.

Fonte G1