Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Mega-incêndio na Califórnia se intensifica e fumaça já é vista do espaço saindo dos EUA e chegando no Canadá; veja vídeo

Compartilhe
Mega-incêndio na Califórnia se intensifica e fumaça já é vista do espaço saindo dos EUA e chegando no Canadá; veja vídeo

Mundo – Os incêndios florestais se espalharam pelo norte da Califórnia e pelo oeste do Canadá nesta quinta-feira (25), levando as autoridades a emitirem ordens de evacuação, mobilizando dezenas de milhares de bombeiros para combater as chamas e emitindo alertas de qualidade do ar à medida que a fumaça se espalhava pelos Estados Unidos.

O incêndio em Park, no norte da Califórnia, que já consumiu mais de 71.400 acres, é o maior até agora neste ano, após se expandir rapidamente durante a noite. As autoridades do norte da Califórnia informaram na quinta-feira que prenderam um homem de 42 anos, suspeito de ter empurrado um carro em chamas para uma ravina em Chico, Califórnia. O carro desceu um barranco de 18 metros, iniciando o incêndio em Park, segundo as autoridades. O homem, cujo nome não foi divulgado, está detido na cadeia do Condado de Butte e deve ser formalmente acusado na segunda-feira, de acordo com um comunicado do escritório do promotor do Condado de Butte.

O incêndio em Park é apenas um dos centenas queimando no oeste dos Estados Unidos e no oeste do Canadá, criando céus enfumaçados que chegaram até a costa leste. No norte da Califórnia, as autoridades emitiram ordens de evacuação para partes dos condados de Tehama e Butte, onde o incêndio em Park começou na quarta-feira no Bidwell Park, uma grande área recreativa com trilhas para caminhadas e ciclismo e locais para natação, na cidade de Chico. O incêndio se intensificou nas primeiras horas da manhã de quinta-feira e estava 3% contido.

O Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia informou na manhã de quinta-feira que os bombeiros estavam focados nas evacuações e na proteção das estruturas, enquanto também usavam tratores e equipes de combate a incêndios para criar linhas de contenção.

Havia também 43 incêndios ativos no Oregon e em Washington, cobrindo mais de um milhão de acres, de acordo com o Centro Nacional de Incêndios Interagências. Muitos incêndios apresentavam “comportamento extremo”, disse o centro.

O incêndio em Durkee, Oregon, perto da fronteira com Idaho, é o maior incêndio florestal nos Estados Unidos, cobrindo mais de 268.000 acres até quinta-feira, segundo o Centro Nacional de Incêndios Interagências.

A governadora do Oregon, Tina Kotek, disse em um comunicado na quarta-feira que os incêndios na parte oriental do estado “aumentaram rapidamente”, relatou o Elkhorn Media Group, uma empresa de notícias local. “Estamos enfrentando ventos fortes e erráticos sobre a região que podem impactar todos os incêndios”, disse a governadora. “A chuva não está chegando. Algumas comunidades estão sem energia.”

As autoridades do Oregon emitiram avisos de qualidade do ar para vários condados, dizendo que os incêndios florestais e os ventos fortes poderiam aumentar os poluentes a níveis prejudiciais. Avisos semelhantes estavam em vigor em partes de Washington e Idaho, com os moradores aconselhados a limitar o tempo ao ar livre.

Os incêndios no noroeste do Pacífico e no oeste do Canadá levantaram temores de uma repetição do ano passado, quando incêndios florestais recordes em várias partes do Canadá cobriram áreas tão ao sul quanto a Flórida com fumaça perigosa e neblina.

No Canadá, havia 176 incêndios ativos na quinta-feira na província de Alberta, onde milhares de pessoas estão sob ordens de evacuação desde a semana passada. Os incêndios forçaram a evacuação do Parque Nacional Jasper na segunda-feira. Na noite de quarta-feira, um incêndio atingiu a cidade de Jasper, incendiando vários edifícios. O Fairmont Jasper Park Lodge, um conhecido resort na cidade, estava em chamas, segundo a CBC Radio, a emissora pública nacional do Canadá.

As autoridades locais disseram que a maioria dos bombeiros restantes estava sendo evacuada por questões de segurança. Em uma postagem na plataforma X, as autoridades do parque disseram que alguns bombeiros permaneceram para proteger a estação de tratamento de esgoto da cidade, a infraestrutura de comunicações e as instalações de um oleoduto que passa pelo parque até a costa do Pacífico.

Mike Ellis, ministro de segurança pública e serviços de emergência de Alberta, disse nas redes sociais que havia pedido ajuda militar.

As autoridades em Calgary, a maior cidade de Alberta, emitiram um aviso de saúde dizendo que a fumaça dos incêndios florestais estava causando uma qualidade do ar muito ruim. O governo da Colúmbia Britânica, a província a oeste de Alberta, também alertou sobre a qualidade do ar ruim.

Fonte: The New York Times


Siga-nos no Google News Portal CM7