Brasília Amapá |
Manaus

Massacre que destruiu a ‘Wall Street negra’ completa 100 anos e ainda pouco conhecido; veja

Compartilhe

EUA – Um dos piores capítulos na longa história de violência racial nos Estados Unidos, e que até pouco tempo atrás muitos americanos nunca tinham ouvido falar, completa agora 100 anos.

Em 31 de maio de 1921, na cidade de Tulsa, no Estado de Oklahoma, uma multidão de pessoas brancas invadiu e destruiu o distrito de Greenwood, que na época era uma das comunidades negras mais prósperas do país, apelidada de “Wall Street Negra”.

A violência se estendeu por 18 horas, durante as quais mais de mil casas e estabelecimentos comerciais foram saqueados e incendiados. Alguns historiadores calculam que até 300 pessoas tenham sido mortas. Cerca de 10 mil ficaram desabrigadas.

Na semana passada, uma mulher de 107 anos, a sobrevivente mais antiga do massacre, foi ao Congresso dos Estados Unidos “para buscar justiça”.

“Estou aqui para pedir ao meu país que reconheça o que aconteceu em Tulsa em 1921.”

O episódio, ausente de livros escolares durante décadas, voltou a ganhar atenção quando foi tema do capítulo inicial da série Watchmen, da HBO. Muitos espectadores confessaram que não sabiam do que se tratava.

Uma das atrizes da série, Regina King, à época, chegou a tuitar uma reportagem sobre o tema, depois de ver “tantos tuites (dizendo) que Watchmen era a primeira vez que ouviam sobre a ‘Wall Street Negra’ e que não tinham ideia de que a abertura (da série) mostrava o massacre de Tulsa, que não foi ensinado em aulas de história nos Estados Unidos”.

Dajour Ashwood, Steven Norfleet and Alexis Louder em cena da série “Watchmen”, da HBO

Com informações


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7