Brasília Amapá |
Manaus

Libertados três jornalistas sequestrados na Síria há dez meses

Compartilhe

MADRI — Três jornalistas espanhóis sequestrados na Síria em julho do ano passado foram libertados neste sábado e se encontram bem de saúde e em local seguro, informou o governo espanhol. Nas próximas horas, os três deverão ser transferidos para a Espanha, informou a Federação das Associações de Jornalistas da Espanha (FAPE, an sigla em espanhol).

“Foram libertados há algumas horas os jornalistas José Manuel López, Ángel Sastre e Antonio Pampliega, que haviam sido sequestrados em Aleppo, Nrte da Síria” informou o governo em comunicado, acrescentando que a vice-presidente Soraya Saénz conversara com eles. Segundo o governo, a libertação foi feita com a ajuda de países amigos, em especial Turquia e Qatar.

Os jornalistas haviam feito contato pela última vez em 11 de julho, após entrarem na Síria pela fronteira com a Turquia. Independentes, eles colaboravam com meios de comunicação como os espanhóis “La Razón” e “ABC”, e com a agência de notícias AFP.

A Síria é considerado o país mais perigoso do mundo para a cobertura jornalística, segundo a ONG Repórteres sem Fronteiras. Mais de 40 profissionais já morreram no país desde que começou a guerra, em 2011.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7