Brasília Amapá |
Manaus

Israel recua em disputa com Brasil sobre nomeação de embaixador

Compartilhe

JERUSALÉM — Israel anunciou nesta segunda-feira a indicação de Dani Dayan, nome escolhido inicialmente para embaixador no Brasil, a uma posição nos Estados Unidos, recuando de uma disputa com Brasília sobre as conexões do indicado com assentamentos judeus na Cisjordânia ocupada.

O governo brasileiro, que tem apoiado a campanha por um Estado Palestino nos últimos anos, havia relutado em aceitar a nomeação em agosto de Dayan, ex-líder de assentamento. O embaixador israelense anterior deixou o posto em dezembro.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, inicialmente prometeu manter-se firme sobre a nomeação de Dayan, nascido na Argentina — mesmo se isso significasse uma piora das relações com o Brasil —, já que uma rejeição prejudicaria os assentamentos, que a maioria das potências mundiais considera ilegal.

Mas Netanyahu disse em breve comunicado nesta segunda-feira que Dayan vai, em vez disso, ocupar o cargo de cônsul-geral em Nova York, posto que foca nas relações israelenses com judeus e setores empresariais nos EUA.

“Não acho que cedemos. Não havia escolha”, disse Dayan à rádio do Exército israelense, questionado sobre a nova indicação. “Aqueles que não queriam que fôssemos a Brasília acabaram nos conduzindo a Nova York, a capital do mundo.”

Dayan previamente argumentava que se o Brasil fosse bem-sucedido em excluí-lo, poderia abrir o precedente de impedir que líderes de assentamentos representassem Israel no exterior.

Israel tem um papel considerável em fornecer tecnologia de aviação para a indústria aérea e de defesa brasileira.

Em 17 de março, o Ministério das Relações Exteriores de Israel disse que buscava nova escolha para o posto de embaixador em Brasília, substituindo Dayan. Mas o Ministério rapidamente removeu o comunicado, dizendo que o havia emitido por engano.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7