Israel bombardeia aeroporto de Sanaa e outros alvos Houthi no Iémen; veja vídeo
Mundo – O exército israelita disse que lançou ataques aéreos esta quarta-feira contra alvos Houthi no Iémen, incluindo o aeroporto da capital Sanaa, em resposta aos contínuos ataques de mísseis e drones do grupo apoiado pelo Irão contra Israel, que aumentaram nas últimas semanas.
Em comunicado, as Forças de Defesa Israelitas (IDF) afirmam que os caças israelitas atacaram alvos ao longo da costa ocidental do país do Médio Oriente, bem como mais para o interior.
Israel disse que tinha como alvo as “infra-estruturas utilizadas pelo regime terrorista Houthi para as suas atividades militares” no Aeroporto Internacional de Sanaa, duas grandes centrais elétricas e infra-estruturas nos portos de Hodeida, Salif e Ras Kanatib.
“Estas infra-estruturas foram utilizadas pelo regime terrorista Houthi para transferir armas iranianas para a região e para a entrada de altos funcionários iranianos”, declararam as IDF em comunicado.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o ministro da Defesa Israel Katz e o chefe do Estado-Maior das FDI, tenente-general Herzi Halevi, aprovaram os ataques, acrescentaram os militares israelitas.
Os ataques israelitas ocorreram depois de um míssil lançado do Iémen ter feito disparar as sirenes dos ataques aéreos em toda a região central de Israel na madrugada de quarta-feira, levando milhões de habitantes a procurar abrigo pela segunda noite consecutiva.
Os militares afirmaram que o míssil foi intercetado antes de entrar em território israelita, mas a polícia informou que estilhaços caíram em várias cidades. Não há registo de feridos.
Foi a quarta vez numa semana que os disparos dos rebeldes Houthi do Iémen fizeram soar as sirenes em Israel. No sábado, 16 pessoas ficaram feridas quando um míssil atingiu um parque infantil em Telavive, depois de o sistema de defesa aérea de Israel não o ter conseguido intercetar.
No início da semana passada, caças israelitas atingiram a capital do Iémen, controlada pelos rebeldes, e uma cidade portuária, matando nove pessoas. Israel afirmou que os ataques foram uma resposta a anteriores ataques dos Houthi.
Na terça-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel solicitou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para condenar os ataques Houthi, bem como os aliados iranianos do grupo por alegadamente fornecerem armas aos rebeldes.
Veja o vídeo: