Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Israel avalia resposta após at4que Iraniano: “Ainda não acabou”, diz ministro

Compartilhe

Mundo – O gabinete de guerra de Israel se reuniu na tarde de domingo (14), para tratar sobre as respostas ao ataque noturno do Irão, que disparou centenas de drones e mísseis explosivos, o que seria o seu primeiro ataque direto a Israel após anos em guerra.

De acordo com o Gabinete de defesa, quase todas as rajadas foram interceptadas e as que tiveram impacto causaram apenas danos menores, conforme as autoridades militares israelenses. Os Estados Unidos disseram ter abatido dezenas de drones e mísseis , uma justa  demonstração de apoio ao seu aliado, apesar das crescentes divisões sobre a condução de Israel na guerra em Gaza.

Com o ataque do Irão, uma retaliação aos ataques aéreos contra o edifício da embaixada iraniana na Síria, em 1 de Abril, não foi inesperado. Enquanto o Irã sinalizava que não atacaria mais a menos que fosse atacado , o foco se concentrou para  como Israel responderia. O Presidente Biden e outros líderes mundiais fizeram apelo à calma e procuravam evitar uma guerra mais ampla no Médio Oriente.

Duas autoridades israelenses disseram que alguns membros do gabinete de guerra pediram um ataque retaliatório, mas isso foi cancelado depois que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, de Israel, falou por telefone com o presidente Biden no sábado (13), e porque os ataques causaram danos relativamente pequenos. Mais detalhes sobre o que foi  tratado na ligação entre os líderes, não foram divulgadas. Entretanto, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse no domingo que o confronto com o Irão “ainda não acabou”.


Siga-nos no Google News Portal CM7