Brasília Amapá |
Manaus

Ignorando a Covid-19, brasileiros aglomeram multidões produzindo festas clandestinas nos EUA

Compartilhe

Mundo –coronavírus nunca me afastou“, anuncia um dos convites que se espalham em grupos de brasileiros aos arredores de Boston, nos EUA.

O chamado é para uma das festas organizadas por DJs e produtores brasileiros em estacionamentos, terrenos vazios e postos de gasolina de cidades do estado de Massachusetts.

Intensificados desde o início da pandemia em resposta a restrições impostas por governos locais a aglomerações, os eventos chegam a reunir até três mil pessoas, segundo os organizadores.

Em perfis de produtores em redes sociais, vídeos e fotos mostram multidões dançando em volta de caixas de som instaladas nos porta-malas de caminhonetes. A maioria dos frequentadores é jovem, não usa máscaras e ignora recomendações de distanciamento social.

Na última semana, os encontros ganharam atenção de jornais e televisões locais. Descritos como “superdisseminadores” do coronavírus, eles viraram tema de discussão nos gabinetes de prefeitos e mobilizam a polícia.

Desde o início de setembro, pelo menos dois brasileiros que participam dos eventos foram presos.

As aglomerações costumam acontecer em locais distantes dos centros de cidades como Everett Framingham, Saugus, Sommerville e Revere, todas nos arredores de Boston, onde se concentra a maior comunidade de brasileiros nos Estados Unidos.

“A preocupação é a aglomeração de pessoas sem máscaras e o fato de as pessoas estarem se comportando como se tudo estivesse normal. Estamos em meio a uma pandemia e a cidade de Everett é a quarta com mais contaminações no Estado”, diz a vereadora Stephanie Martins, que tem cidadanias brasileira e americana.

Martins ainda completa: “Os números estão voltando a subir, porém dessa vez entre a população com menos de 60 anos, o que reflete uma correlação com tais eventos. E a comunidade acaba passando uma má impressão de desrespeito por parte do nosso povo.”

Em nota, a polícia da região, disse que “tem recebido diversas ligações com reclamações entre 1h e 3h da manhã. A principal reclamação é a música alta e aglomerações”. “Os eventos costumam reunir 100 pessoas e por volta de 40 ou 50 carros. Eles dispersam rapidamente quando chegamos”, completa o posicionamento das autoridades.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7