Brasília Amapá |
Manaus

Idosa que sonhava em ser mãe, tem gêmeas tomadas pela justiça por ser considerada incapaz 

Compartilhe

Mundo – Maurícia Ibanez mulher de 69 anos dá à luz a gêmeos, mas foi considerada incapaz de cuidar das crianças pelo Tribunal de Justiça e sua guarda foi retirada. Os bebês nasceram através do procedimento de fertilização in vitro.

Maurícia foi considerada a mãe viva mais velha da Espanha, a idosa deu à luz aos gêmeos Gabriel e Maria de la Cruz em um hospital de Burgos, no norte da Espanha, em 2017.

Aos 69 anos Maurícia Ibanez dá à luz a gêmeos porém, a alegria durou tão pouco, principalmente um tanto inesperado o que viria a acontecer. O parto ocorreu cesariana e dez dias após sua saída da maternidade, onde chegara a passar um mês internada, Maurícia recebeu a notícia que as autoridades consideraram que os gêmeos estavam “em risco”.as autoridades consideraram que os gêmeos estavam “em risco”.

Infelizmente, de forma dolorosa, os bebês foram retirados de Maurícia e entregues a duas famílias adotivas. Os gêmeos, no entanto, foram separados. Apesar de tudo, os bebês podem receber visita da mãe, só não ficando a seus cuidados.

“Desde que ela voltou para casa, uma equipa multidisciplinar tem acompanhado o progresso de Ibanez, e os seus relatórios concluem que os gêmeos precisam de cuidados num ambiente diferente”, disse, na altura, um porta-voz do serviço social em Burgos.

Considerada incapaz de cuidar das crianças pela justiça
Contudo, esta semana, o Supremo Tribunal espanhol manteve a decisão de 22 de abril de 2020 de retirar as crianças do cuidado da mãe. A decisão, proferida então pelo Tribunal Provincial de Burgos, concluiu que os gémeos não estavam a ser educados nas “condições ideais” e encontravam-se numa “situação óbvia de vulnerabilidade” devido à incompetência da sua cuidadora. Apesar da decisão, a justiça explica que o fato da decisão surgiu com base na opinião de especialistas e não pela idade ou muito menos pela saúde mental da mulher.

 

 

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7