“Guerra Mundial?”: Mísseis russos atingem a Polônia e matam duas pessoas
Mundo – Pelo menos duas pessoas morreram quando dois mísseis russos atingiram esta terça-feira território da Polónia, avança uma fonte dos serviços secretos norte-americanos citada pela AFP. O Pentágono ainda não confirmou oficialmente a informação.
As bombas caíram na zona de Przewodów, a cerca de 10 quilómetros da fronteira com a Ucrânia. Terão atingido uma exploração agrícola.
A Polónia faz parte da NATO. O artigo 5.º do Tratado da Aliança Atlântica refere que “um ataque armado contra uma ou vários membros na Europa ou na América do Norte será considerado um ataque a todos”.
Alguns analistas admitem que os mísseis tivessem como destino alvos na cidade ucraniana de Lviv.
Os mísseis atingiram território polaco no dia em que a Rússia disparou pelo menos 85 mísseis contra várias cidades ucranianas, incluindo Kiev.
Grande parte do território da Moldávia ficou esta terça-feira sem energia elétrica em resultado dos bombardeamentos russos na Ucrânia, adianta a AFP.
Oficialmente, as autoridades dos Estados Unidos ainda não confirmaram a informação. “Estamos cientes dos relatos da imprensa alegando que dois mísseis russos atingiram um local dentro da Polónia, perto da fronteira com a Ucrânia. Posso dizer que não temos nenhuma informação neste momento para corroborar esses relatórios e estamos a investigar isso mais a fundo”, declarou o porta-voz do Pentágono, Patrick Ryder.
O primeiro-ministro da Polónia, Mateusz Morawiecki, já convocou uma reunião e emergência após o incidente.
O ministro da Defesa da Letónia, Artis Pabriks, já manifestou solidariedade para com a Polónia.
“As minhas condolências aos nossos irmãos de armas polacos. O criminoso regime russo disparou mísseis que atingiram não apenas os civis ucranianos, mas também atingiram o território da NATO na Polónia. A Letónia apoia totalmente os amigos polacos e condena este crime”, escreveu Artis Pabriks, na rede social Twitter.