Brasília Amapá |
Manaus

Governo sírio e oposição aceitam acordo de trégua, mas sob condições

Compartilhe

DAMASCO — O governo sírio e a oposição anunciaram nesta terça-feira estarem de acordo com o cessar-fogo proposto por Estados Unidos e Rússia no país, mas sob algumas condições. O regime de Bashar al-Assad disse que aceita a trégua, mas ressaltou que continuará combatendo grupos terroristas excluídos do acordo, como o Estado Islâmico. Enquanto isso, o principal grupo de opositores apontou que é favorável ao fim das hostilidades, desde que sejam cumpridas suas demandas.

— Para garantir o êxito deste cessar-fogo previsto para sábado, o governo sírio está disposto a coordenar-se com a Rússia para determinar quais são as regiões e grupos armados incluídos nesta trégua — disse indicou o ministério das Relações Exteriores em um comunicado.

Com início marcado para o próximo sábado, o acordo entre Rússia e Estados Unidos exclui os grupos extremistas Estado Islâmico, Frente al-Nusra (braço sírio da al-Qaeda) e organizações que o Conselho de Segurança da ONU considera “terroristas”, mas que não são identificadas no texto. Mas, como o governo sírio não faz nenhuma distinção entre ativistas, rebeldes e jihadistas, há o receio que opositores acabem virando alvo de ataques.

Por sua parte, o Alto Comitê de Negociacões (HNC na sigla em inglês) afirmou em comunicado que aprova os esforços internacionais para o fim das hostilidades na Síria. Mas a aceitação do acordo está condicionada ao fim da ofensiva do governo de Assad em 18 áreas controladas pelos rebeldes, a libertação de presos e a suspensão dos bombardeios e ataques de artilharia.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7