Governo da Bolívia mostra general Zuñiga preso e algemado após tentativa de golpe fracassada; veja vídeo
Mundo – O Ministério do Governo da Bolívia convocou a imprensa, na noite desta terça-feira (26), e apresentou aos jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos o ex-comandante do Exército, general Juan José Zúñiga, juntamente com o ex-comandante da Marinha, Vice-Almirante Juan Arnez, algemados e detidos após a tentativa de golpe de Estado na Praça Murillo, em La Paz.
El ministro de Gobierno, Eduardo Del Castillo, presentó al ahora excomandante del Ejército, el general Juan José Zúñiga junto al excomandante de la Armada, vicealmirante Juan Arnez, tras el intento de golpe de Estado en plaza Murillo. pic.twitter.com/qPy30yQIVf
— Ministerio De Gobierno Bolivia (@MindeGobierno) June 27, 2024
Ambos foram presos após liderarem uma ala rebelde das Forças Armadas que invadiu o Palácio Quemado, sede do governo, na tentativa de destituir o presidente democraticamente eleito Luis Arce e montar um novo gabinete ministerial. O mandatário boliviano, entretanto, enfrentou os militares golpistas e, com o apoio da população, que foi às ruas para defender o governo, dissolveu a tentativa de golpe.
O ministro Eduardo Del Castillo, em coletiva de imprensa, exibiu os golpistas vestindo coletes com a frase “detido” estampada.
“Peço às autoridades competentes que apresentem o primeiro delinquente aprendido, o senhor Juan José Zúñiga. Desde o Ministério do Governo, vamos realizar os requerimentos correspondentes para que se ampliem os verdadeiros delitos pelos quais este sujeito deve pagar em um centro de reclusão em nosso país. A próxima pessoa que foi apreendida é o senhor vice-almirante Juan Arnez, comandante-geral ou ex-comandante-geral das Forças Armadas Bolivianas, que já foi apreendido por nossa querida Polícia Boliviana, cumprindo os requerimentos judiciais emanados dentro do território nacional”, iniciou o ministro.